CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

LIVROS & CIA – Terça Literária rende homenagens aos imortais Zé Gomes, Margarida Lemos, Mário Martins e Fidêncio Bogo

LIVROS & CIA – Terça Literária rende homenagens aos imortais Zé Gomes, Margarida Lemos, Mário Martins e Fidêncio Bogo
5 (100%) 11 votos

Vem aí a Terça Literária

Na terça-feira, 26, com início às 20 horas, o Theatro Fernanda Montenegro, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, será o grande palco que vai abrigar a nona edição da Terça Literária, fruto de uma parceria de sucesso da Academia Palmense de Letras (APL),  com a Fundação Cultural de Palmas.

Homenageados

Contando com recursos oriundos de emenda parlamentar do vereador Gerson Alves, essa edição da Terça Literária faz uma homenagem aos acadêmicos que já partiram do plano terreno. Sob o tema  Imortalidade – não morro nem que me matem, serão celebrados José Gomes Sobrinho, Margarida Lemos Gonçalves, Mário Ribeiro Martins e Fidêncio Bogo. O sarau literário tem a direção de Edson Cabral. 

História de Almas

Distante 276 quilômetros de Palmas, a pequena Almas, na região sudeste do Estado, agora tem seu registro histórico publicado num e-book de 126 páginas, denominado de “Almas – TO: a história  que não foi contada”, resultado do trabalho de pesquisa do escritor e compositor Rinaldo da Nóbrega.

Sonho

A versão impressa do livro, por enquanto, ainda é um sonho acalentado pelo autor, que está em busca de apoio para publicá-lo. Ele garante que conseguiu inserir na obra muitas informações inéditas sobre a história do município de Almas, que no dia 14 completou 61 anos de emancipação política.

 

VÍDEO-POEMA: Uma questão de Felicidade

(Foto: Divulgação)

Literatura infantil em evidência

A escritora Maria Marlene está festejando o sucesso de seu primeiro livro infantil, “Poeminhas no Jardim – para ler, pintar e criar”, lançado no primeiro semestre pela Editora Veloso e que já se encontra em sua segunda edição.

Momentos inesquecíveis

Mesmo não tendo passado por lançamento oficial, a autora ressalta que esse livro tem lhe proporcionado momentos inesquecíveis, especialmente, por ser convidada, com certa frequência, para participar de vários eventos, desde apresentações em escolas infantis, passando por mostras de arte, manhãs literárias, saraus, bem como, a obra é bastante utilizada por professores em suas aulas.

 

A autora

Professora de Língua Portuguesa, aposentada, formada em Letras pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Maria Marlene reside em Tucuruí, no Pará. Participa de várias antologias literárias, inclusive da festejada “Antologia Veloso 2019”, na qual conquistou, como premiação, a publicação de um livro solo. Além de Poeminhas no Jardim, é  autora de mais outros dois livros e tem participação em 25 antologias literárias.

Zacarias Martins com alunos da Escola Estadual Vila Guaracy, em Gurupi (Foto: Maria da Paz)

Roda de conversa com o autor 

A convite da diretora Nilma Assunção, estivemos na segunda-feira, 18, na Escola Estadual Vila Guaracy, em Gurupi, onde participamos de uma animada roda de conversa com alunos do oitavo e nono ano. Na oportunidade, também ministramos uma palestra lúdica e motivacional de incentivo à leitura e ainda recitamos alguns dos nossos poemas inseridos no livro Pinga-Fogo.

Atividades

De acordo com a direção daquela unidade escolar, a iniciativa integra o leque de atividades inseridas no PPP – Projeto Político Pedagógico, visando despertar nos estudantes o hábito da leitura.  

Importância

A  coordenadora pedagógica Maria da Paz Martins de Souza destacou que a nossa roda de conversa foi importante para o aprendizado dos alunos, especialmente, neste momento em que a escola busca maneiras diversificadas para despertar o interesse pela leitura.

Uma safra de ensaios

A Editora Contraponto traz à lume a obra de  César Benjamin Ensaios Brasileiros (360 páginas), na qual o autor nos entrega 30 ensaios de alto nível sobre as perspectivas do Brasil e assuntos correlatos: a “ideia de Brasil”, a inserção do país no mundo, projeto nacional, Amazônia, educação, indústria, concentração de renda.

Produção

Este livro reproduz uma pequena parte da produção intelectual do autor dos últimos anos: cinco ensaios gerais, cinco artigos sobre temas do Brasil contemporâneo, 16 artigos menores, publicados em jornais, quatro intervenções orais em seminários e um balanço da experiência político-administrativa à frente da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

Novos Caminhos

O pano de fundo de todos os textos é a busca de novos caminhos para o Brasil no século XXI, um tema cada vez mais urgente. O livro recupera a tradição de grandes debates de ideias. César Benjamin tem sido um observador atento das transformações em nosso país e um defensor permanente da ideia de um novo projeto nacional.

Concurso de redação em Gurupi

A  Secretaria de Educação Gurupi realizou, na noite dessa quinta-feira, 21, a solenidade de  entrega da premiação aos vencedores do 3º Concurso de Redação da Rede Municipal de Ensino. O evento aconteceu no Centro de Convenções Mauro Cunha. 

Temática

O tema deste ano do concurso foi Abandono e maus tratos de animais domésticos, sendo que os critérios avaliados pela comissão julgadora nas redações foram a criatividade e originalidade do texto, bem como, adequação ao gênero e coerência no desenvolvimento do tema proposto; presença de ideia central e secundárias, com argumentação consistente, pertinência, suficiência e relevância. 

Vencedores

Na categoria redação Nível I foram vencedores, em primeiro lugar, o aluno Caio Felipe Martins de Morais, do 5º ano 2 da Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Lino de Sousa; em 2º lugar a aluna Ana Laura Cardoso Coelho, do 4º ano 2 da Escola Municipal Antônio de Almeida Veras; e em 3º lugar Adrieli Ventura Barreira, do 5º ano (turma única) da Escola Municipal de Tempo Integral Benevenuto A. Moreira.

Mais vencedores

No Nível II, categoria redação foram vencedores, em 1º Lugar o aluno Matheus Porte de Oliveira, do 6º ano 1 da Escola Municipal Dr. Ulisses Guimarães; em 2º lugar a aluna Thaysa Araújo de Souza, do 9º ano 1 da Escola Municipal Professora Ilsa Borges Vieira; e em 3º lugar a aluna Vanessa Coelho Ribeiro, do 7º ano 1 da Escola Municipal Gilberto Rezende Rocha Filho.


ZACARIAS MARTINS
É autor de seis livros de poesias e um de crônicas. Tem participação em mais de 50 antologias literárias pelo País afora. É ainda membro-fundador da Academia Tocantinense de Letras e da Academia Gurupiense de Letras. Integrou o primeiro colegiado do Conselho Estadual de Cultura do Tocantins. Também representa o Tocantins na Academia Brasileira de Jornalismo (ABJ).

Informações sobre eventos literários e lançamentos de livros devem ser enviadas para Zacarias Martins pelo e-mail [email protected]


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: [email protected]

Leia também