CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

LIVROS & CIA / Em livro, a família de Tancredo Neves em Tocantinópolis

LIVROS & CIA / Em livro, a família de Tancredo Neves em Tocantinópolis
5 (100%) 1 voto
(Foto: Divulgação)

Livro de Adamor Neves será lançado em Tocantinópolis

No dia 8 de fevereiro, com início às 19h30, o Colégio Dom Orione, em Tocantinópolis, região do Bico do Papagaio, será o palco para o lançamento do livro Família Neves – Histórias e costumes, publicado pela Editora Veloso, de Gurupi, e de autoria do escritor e professor tocantinopolino João Adamor Dias Neves.

Os Neves no Tocantins

A obra é prefaciada pelo seu compadre, o também escritor José Francisco da Silva Concesso, integrante da Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense (Acalanto). Concesso destaca que João Adamo conseguiu fazer um minucioso relato da origem de sua família, que tem como integrante mais ilustre o presidente Tancredo Neves. Entretanto, a família Neves também se enveredou pelo então norte de Goiás, hoje, base territorial do Estado do Tocantins, vindo parar na bucólica Boa Vista do Padre João, atual Tocantinópolis, capitaneado pelo patriarca Luiz Neves e sua esposa, dona Marcelina.

Credenciais do autor

Além de escritor, Adamor Neves possui graduação em Filosofia, com ênfase em Psicologia, pela Universidade Federal de Minas Gerais (1972), especialização e mestrado em Administração, área de Marketing, pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977), e doutorado em Gestão e Negócios – University of Stirling, Escócia (1988). Atualmente se dedica ao canto coral e avalia periodicamente artigo científicos. É professor titular aposentado da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing e Gestão de Pessoas, atuando principalmente nas seguintes áreas: estratégia de marketing, marketing de serviços, marketing interno, responsabilidade social e estratégia.


Genésio Tocantins será a atração musical do Sarau Literário (Foto: Divulgação)

Vem aí o Sarau Literário do Hotel Vivence

Fruto de uma parceria com a Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), o Vivence Suítes Hotel Palmas realiza na quarta-feira, 29, às 19 horas, o 1º Sarau Literário – Inspiração Tocantinense, no espaço de seu restaurante.

Evidência literária

De acordo com os organizadores, a iniciativa busca propiciar mais evidência à produção literária tocantinense, por isso, foram convidados para participar do sarau uma plêiade de escritores veteranos, mas também, abriu-se espaço para aqueles escritores que estão em início de carreira. Todos terão oportunidade de se revezar no palco a participar dos recitais poéticos. Nesta primeira edição, o sarau terá como atração musical Genésio Tocantins.


A biografia do pastor João Paulo Ataíde

 De Imperatriz, no Maranhão, chega-me às mãos, um exemplar da obra João Paulo Ataíde – Vida, obra e Legado, de autoria do escritor Elizeu Andrade, publicada sob a égide da CONBASMA – Convenção Batista do Sul do Maranhão.

Plantador de Igrejas Batistas

A obra é a biografia do pastor João Paulo Ataíde, considerado um grande plantador de Igrejas Batistas na região sudoeste maranhense, além de um homem de oração, que cultivava a compaixão pelas almas perdidas, sem a salvação de Cristo.


Destaque tocantinense na redação do Enem

Recebe os nossos parabéns a aluna do Colégio Estadual Duque de Caxias, de Taquaruçu, Ângela Cristina Dias Maffissoni, que tirou nota 920 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A aluna se destaca, ainda, no gosto pela leitura. Além de Ângela, um bom número de estudantes de segundo grau da rede estadual de ensino também tiveram bom desempenho na redação.

Resultados

Este ano, a redação abordou o tema Democratização do acesso ao cinema no Brasil. Dos mais de 3,9 milhões de participantes do Enem, apenas 53 conseguiram a nota máxima (1.000) na redação e 143.736 estudantes tiraram nota zero.


Neste sábado tem lançamento literário na AABB de Araguaína

Neste sábado, 25, acontece o lançamento do livro Resiliência – Direitos  roubados, publicado pela Editora Kelps, de Goiânia. A obra é de autoria do escritor Camilo Soares Marinho, que estará promovendo uma sessão de autógrafos a partir das 19h30, no Clube da AABB – Associação Atlética Banco do Brasil, em Araguaína. O evento ainda contará com o show da Banda Aquarela, como atração musical.

Enredo

Na obra, Marinho narra fatos ocorridos nos bastidores da Polícia Militar e Civil, no Poder Judiciário e demais órgãos que compõem a estrutura governamental do Estado do Tocantins, bem como sobre aquilo que o autor chama de “arranjos políticos”.

Sobre o autor

O autor é major da reserva e membro fundador  da ALMEBRAS – Academia de Letras dos Militares Estaduais e do Distrito Federal. Este é o segundo livro de Marinho, que já havia publicado anteriormente sua autobiografia, intitulada de A trajetória de um vencedor.


(Foto: Divulgação)

Noite de autógrafos em Palmas

O silêncio e a canção, livro de autoria do poeta e músico tocantinense Chico Duarte, que se encontra na sua segunda edição, será lançado lançado nesta sexta-feira, 24, na cafeteria Por Que Café, em Palmas, a partir das 18h30.

Sobre o autor

Chico Duarte é natural de Araguatins, na região do Bico do Papagaio, onde há quatro anos promove o Sarau do Cerrado, que acontece uma vez por mês. Ele já lançou vários livros, entre os quais Ave Vadia, Paradoxo e Obsceno, e Navalha na Carne, de poesias; além do livro de contos As aventuras de Zé Lorota.


(Foto: Facebook)

1º Concurso Marielle Franco de Ensaios Feministas

A  Editora Contracorrente, com o apoio do Instituto Marielle Franco, está promovendo  o 1º Concurso Marielle Franco de Ensaios Feministas, que tem por objetivo de fortalecer o pensamento feminista e defender a memória e a luta da vereadora, assassinada no Rio em 2018. O  concurso irá selecionar ensaios inéditos escritos por autoras – cis ou trans – sobre diversos aspectos do feminismo.

Premiação 

Os trabalhos concorrentes poderão ser enviados no período de 14 de março até o dia 14 de julho, sendo que a solenidade de premiação ocorrerá no dia 14 de agosto. O trabalho vencedor terá como premiação R$ 10 mil e a publicação do ensaio. Mais informações sobre esse certame, entrar em contato pelo e-mail [email protected]


Contribuição poética


ZACARIAS MARTINS
É autor de seis livros de poesias e um de crônicas. Tem participação em mais de 50 antologias literárias pelo País afora. É ainda membro-fundador da Academia Tocantinense de Letras e da Academia Gurupiense de Letras. Integrou o primeiro colegiado do Conselho Estadual de Cultura do Tocantins. Também representa o Tocantins na Academia Brasileira de Jornalismo (ABJ).

Informações sobre eventos literários e lançamentos de livros devem ser enviadas para Zacarias Martins pelo e-mail [email protected]


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: [email protected]

Leia também