Palmas, a capital mais nova do país, completa 32 anos e o que não faltam são exemplos de pessoas que trocaram seus estados e cidades de origem para auxiliar o desenvolvimento local. Henrique Guimarães mora em Palmas há um ano e meio.
Paulista, natural de Bauru, ele é supervisor de planejamento na VLI, companhia de soluções logísticas, responsável pela circulação de trens entre o Tocantins e o Maranhão e por dois terminais multimodais no estado. Com o sotaque característico do paulista, ele logo confessa um dos atributos da capital que mais lhe agrada. “O que mais gosto na cidade é a qualidade de vida, a segurança, o conforto e as diversas opções de lazer ao ar livre. Desejo continuar morando na capital que abriu as portas para tantas oportunidades profissionais e pessoais”, ressaltou.
O supervisor de planejamento do Terminal de Porto Nacional conta que, antes de mudar para Palmas, exercia o cargo como analista e por meio de uma promoção na companhia onde trabalhava conseguiu ser transferido. “A possibilidade de crescer profissionalmente e a paixão pela cidade permitirão que eu continue aqui por muitos anos. Palmas é uma cidade encantadora em todos os sentidos e desejo continuar participando disso”, destacou.
De acordo com um estudo da Macroplan, empresa brasileira de consultoria, Palmas foi apontada neste ano como a 24° melhor cidade para se viver entre as 100 maiores do País. O estudo Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM) reúne 15 indicadores em quatro áreas essenciais para a qualidade de vida da população: educação, saúde, segurança, saneamento e sustentabilidade.
Sobre a VLI
A VLI tem o compromisso de contribuir para a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A pelos últimos cinco anos e a primeira colocada do segmento de Logística e Transporte em 2019, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.