Cinco membros do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) estão no Amazonas desde quarta-feira, 10, para atuar na Operação Guardiões do Bioma, encabeçada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A missão tem previsão de execução até novembro. O tenente Vander Praxedes comanda a força tocantinense, e já esteve em operações idênticas, mas no Pará, Piauí e uma internacional, no Chile. A participação dos tocantinenses foi uma determinação do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos)
TRANSIÇÃO
O comando da missão foi estabelecido em Humaitá, a cerca de 700 quilômetros de Manaus. “Estamos instalando o Comando por aqui, com a parte logística, para podermos executar missão paralela a outra da Força Nacional, que se chama Tamoiotatá IV/Aceiro. Nós estamos na transição, chegando com material de combate a incêndio florestal, instalando a parte logística, posto de comando, separando as equipes, fazendo as escalas, dando instrução dos materiais e estratégia de combate, técnicas, táticas e toda a parte operacional. Então, em seguida, vamos atuar. A gente está na fase de preparação”, detalhou o tenente Vander Praxedes.
MAIS DE 50 BOMBEIROS
Ao todo a Operação Guardiões do Bioma conta com 54 bombeiros do Amazonas, Roraima, Distrito Federal, Pernambuco, Pará e Maranhão. As equipes serão distribuídas em outras 3 cidades, Apuí ,Lábrea e Boca do Acre, e vão combater incêndios em áreas desmatadas.