A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), deu início nesta terça-feira, 11, ao debate sobre mais uma reforma de seu secretariado. Durante reunião com a equipe, o secretário de Governo e Relações Institucionais, Carlos Braga, colocou seu cargo à disposição, gesto que foi seguido por todos os demais membros do alto escalão do governo da Capital.
Conforme a Secretaria de Comunicação, Braga explicou que estava colocando o cargo à disposição para deixar a prefeita à vontade para fazer a composição que melhor se ajuste ao contexto político-administrativo do mandato.
Braga reiterou a Cinthia que ficará à disposição para ocupar qualquer função que porventura ela entenda que ele possa contribuir com a administração e mesmo com seu projeto político.
Ainda segundo a Secom, a prefeita elogiou a atitude de Braga, que avaliou como “um ato de nobreza de alguém de grande envergadura política”. Cinthia anunciou que fará uma análise detalhada sobre a decisão coletiva. Ela adiantou que muitos poderão ser remanejados para outros cargos, ou mesmo ocupar funções em pontos estratégicas da gestão.
Cinthia assumiu em definitivo o governo da Capital em 3 de abril do ano passado, com a renúncia do titular do cargo, Carlos Amastha (PSB), que deixou o mandato para disputar o governo do Tocantins.
Nos meses seguintes, os principais aliados de Amastha no Paço foram sendo retirados de cargos estratégicos. Após as eleições, Cinthia retirou todo o grupo fiel ao ex-prefeito.
Uma aquisição estratégica foi de Carlos Braga, um ex-vereador, ex-deputado e ex-secretário estadual e municipal de Governo, para a articulação política.
Contudo, nos bastidores há quem veja ainda falta de articulação política do governo Cinthia, não por conta de Braga, mas pela falta de definição de papeis, já que a interlocução, conforme membros da própria gestão, acaba sendo divida entre o secretário de governo, o de Finanças e presidente do Comitê de Governança, Guilherme Ferreira; o secretário extraordinário de Assuntos Estratégicos, Captação de Recursos e Energias Sustentáveis, César Guimarães; e ainda o advogado Eduardo Mantoan, noivo da prefeita. (Com informações da Secom Palmas)