O governador Mauro Carlesse (DEM) realizou nesta quarta-feira, 18, uma reunião com os secretários e presidentes de autarquias para falar sobre o governo de 2019 e fazer as projeções para 2020. Os titulares das pastas do Executivo também fizeram a apresentação do cumprimento de metas do ano. Uma coletiva foi convocada para a tarde desta quinta-feira, 19, para repassar estes dados e informações à imprensa.
Gestão de equilíbrio fiscal será mantido
Mauro Carlesse agradeceu o empenho de toda a equipe no ano de 2019 e comemorou os resultados positivos obtidos pela gestão, principalmente na área fiscal. “Paramos de gastar aquilo que o Estado não tinha. No ano que vem, continuaremos com a nossa gestão de equilíbrio fiscal, mas teremos um ano melhor, pois haverá investimento por parte do Estado em todos os municípios. O trabalho vitorioso que realizamos este ano sedimentará o nosso caminho em 2020”, garantiu.
Prioridades
O governador Carlesse destacou ainda que a educação, segurança pública e saúde continuam sendo as áreas prioritárias do governo. “Mas também queremos avançar em outras áreas como na questão da atração de novas indústrias e também na fomentação do turismo”, afirmou.
Enquadramento e redução de gastos
Após a fala do governador, o secretário da Fazenda e do Planejamento, Sandro Armando Henrique, discorreu sobre dados fiscais do Estado, apontando o trabalho que vem sendo executado pela pasta. Ações como a realização do Plano Plurianual (PPA); o enquadramento na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF); e a redução dos custos da folha e do custeio foram destacados.
Pagamento de volta ao dia 1º
Secretário da Administração, Edson Cabral explanou sobre as ações realizadas em sua pasta voltadas para a gestão da máquina pública. Ele considerou exitoso a realização do recadastramento dos servidores no início do ano; e destacou a unificação do pagamento de todos os servidores no dia 1º de cada mês como uma medida positiva do governo neste ano.
Gestão de transporte
O secretário também contou que, a partir de 2020, o governo prepara a implantação de um novo processo de gerenciamento e manutenção de veículos administrativos e operacionais. Conforme Edson Cabral, a medida vai otimizar a questão do transporte no serviço público do Estado. Ainda foram abordados temas como a execução do programa Jovem Aprendiz; a modernização das unidades do “É Pra Já” e a previsão de implantação em uma unidade em Palmas no ano que vem; além de cursos de capacitação para o funcionalismo. (Com informações da Secom)