Os titulares da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Tom Lyra, e do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Sebastião Albuquerque Cordeiro, estiveram reunidos nesta segunda-feira, 13, para discutir o ordenamento dos atrativos do Parque Estadual do Jalapão. O objetivo da audiência com técnicos das duas pastas foi aprimorar a qualidade dos serviços e o acolhimento de turistas.
Integração
A reunião deliberou uma maior integração das ações da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) – ligada a Sics – e do Naturatins no Jalapão a fim de organizar as ações conjuntas a respeito da fiscalização, segurança e cumprimento das normas para visitação nos atrativos, garantindo a preservação ambiental e mais conforto para os turistas que visitam o Jalapão.
Cooperação para prevenção de incêndios
Tom Lyra destacou a importância da realização de cursos para formação de brigadistas junto às empresas e agências que operam na área de turismo da região para cooperarem na prevenção de incêndios, além da orientação junto aos visitantes das normas para visitação, a exemplo da proibição da entrada de pets nas dunas e na fazenda Triago. “A ideia é reformar as observações de uso desses atrativos, além de realizar cursos de qualificação via Adetuc junto aos restaurantes para formação de chefes de cozinha de cidades da região do Jalapão a fim de oferecer um serviço gastronômico que atenda com satisfação os visitantes”, explicou Lyra.
Envolvimento com prefeitos
Para o presidente do Naturatins, as discussões são fundamentais. “Buscamos envolver os gestores municipais das cidades localizadas na região do Jalapão para que, juntos com o governo, possamos encontrar soluções para um ordenamento do turismo por meio de regulamentações de ações para garantir a segurança e preservação do meio ambiente, com intuito de obtermos resultados positivos para o governo e satisfação aos visitantes dos atrativos do Jalapão”, considerou Sebastião Albuquerque Cordeiro.