A solenidade dos 30 anos da Universidade do Tocantins (Unitins) foi marcada por uma série de homenagens a políticos do Estado. O evento ocorreu nesta terça-feira, 18, no Palácio Araguaia. Na lista estão o governador Mauro Carlesse (DEM), o presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade (PTB), e o deputado estadual Eduardo Siqueira Campos (DEM), que enviou o chefe de gabinete, Carlos Júnior, como representante. Todos receberam uma menção honrosa da instituição. O ex-governador Siqueira Campos (DEM) também foi agraciado, mas com o Título de Doutor Honoris Causas. Raimundo Boi o representou.
Apoio a todos os níveis da educação
Homenageado, Mauro Carlesse disse acreditar que o ensino superior é fundamental para o desenvolvimento pleno do Estado. “Fico feliz com esse reconhecimento por parte da Unitins e, enquanto governador deste Estado, sempre estarei apoiando a educação em todos os níveis, porque acredito que ela é importante para mudar a realidade do nosso povo e desenvolver o Estado”, comentou. Já Antônio Andrade destacou a importância da universidade para o Tocantins, visto que já formou mais de 90 mil profissionais. O presidente da Assembleia ainda fez um aceno a Siqueira Campos. “”Leve nosso abraço e diga a ele que somos eternamente agradecidos por tudo que ele fez”, disse a Raimundo Boi.
História
A Unitins foi criada em fevereiro de 1990. Está presente atualmente com câmpus nas cidades de Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis, Palmas e Paraíso do Tocantins. Além disso, possui unidades de pesquisa nos municípios de Formoso do Araguaia, Miranorte, Araguaína e está presente em Porto Nacional, com o Núcleo Tocantinense de Arqueologia (Nuta) e o Museu de Zoologia e Taxidermia José Hidasi. A Unitins tem cerca de 2.500 acadêmicos matriculados por semestre em 15 cursos de graduação presenciais e gratuitos. Da instituição, a primeira reitora, professora Maria do Rosário Cassimiro, foi uma das homenageadas.