O governador Mauro Carlesse (DEM) determinou à Secretaria de Estado da Saúde (SES) a aquisição de 6 mil testes rápidos para aferição de contaminação para a Covid-19, o novo coronavírus, e também que os estoques de equipamentos de proteção individual (EPIs) sejam reabastecidos para que os profissionais da saúde trabalhem com as condições ideais para o exercício de suas atividades.
Laboratórios superlotados
Carlesse afirmou saber que os laboratórios credenciados pelo governo federal estão superlotados de testes para serem feitos, por isso, a demora dos resultados do Tocantins. “Precisamos agilizar esses resultados porque nossa população não pode esperar. Temos que reduzir a angústia das famílias, tratar os casos suspeitos ou confirmados e tranquilizar aqueles que não estão contaminados”, defendeu o governador.
Reforço do estoque
Para o reforço do estoque de equipamentos de proteção individual estão sendo adquiridos mais Máscaras N95, dispenser para álcool gel, máscara facial e capote para o corpo todo. “Nossa preocupação também está em proteger os nossos profissionais da Saúde. São eles que estão na linha de frente desse problema e precisam trabalhar com a devida proteção para não ficarem expostos. Este é um momento delicado e que não podemos perder profissionais por falta de equipamentos”, destacou o governador. (Com informações da Secom TO)