CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Bolsonaro sanciona lei que cria Universidade Federal do Norte do Tocantins

Bolsonaro sanciona lei que cria Universidade Federal do Norte do Tocantins
4.5 (90%) 12 votos

O presidente Jair Bolsonaro sancionou na tarde desta segunda-feira, 8, a lei que criou a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), aprovada pelo Senado no dia 12 de junho.

É a primeira universidade criada pela gestão Bolsonaro. Participaram do ato da sanção, no Palácio do Planalto, o senador Eduardo Gomes (MDB) e os deputados federais Carlos Gaguim (DEM), Osires Damaso (PSC) e Tiago Dimas (SD).

Durante a solenidade, o presidente disse que a UFNT será “diferente” e “no bom sentido” de se encarar o ensino público no Brasil.

Como a coluna divulgou mais cedo, o presidente chegou a sinalizar que vetaria a criação da universidade, mas foi convencido do contrário por Gaguim e Gomes.

A nova instituição será criada a partir do desmembramento da Universidade Federal de Tocantins (UFT), que cederá cursos, alunos e cargos dos campi de Araguaína e Tocantinópolis. A proposta ainda projeta presença da UFNT em Xambioá e Guaraí.

A serem incorporados pela UFNT, os campi de Araguaína e Tocantinópolis oferecem os cursos de Medicina, Biologia, Física, Geografia, Gestão de Cooperativas, Gestão de Turismo, História, Letras, Logística, Matemática, Medicina Veterinária, Química, Zootecnia, Ciências Sociais, Educação do Campo, Educação Física e Pedagogia.

Assista manifestação do presidente Bolsonaro sobre a UFNT:


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também