CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

CCJ da Câmara arquiva CPI, mas aprova decreto contra aditivos da BRK com Prefeitura de Palmas

Vereador Filipe Fernandes, autor do pedido da CPI da BRK e do decreto legislativo para extinguir aditivos (Foto: Aline Batista)
CCJ da Câmara arquiva CPI, mas aprova decreto contra aditivos da BRK com Prefeitura de Palmas
5 (100%) 10 votos

(Foto: Aline Batista)

Sem fato determinado

Como havia sido previsto pela coluna, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Palmas arquivou na tarde desta terça-feira, 7, o pedido do vereador Filipe Fernandes (DC) para instalar uma CPI para investigar a BRK Ambiental. Para o relator Major Negreiros (PSB), ao elencar 11 itens para a investigação, como fez Fernandes, o pedido ficou sem fato de terminado. Por isso, ele opinou pelo arquivamento. O único voto contrário foi o do vereador Diogo Fernandes (PSD).

Suspensão dos aditivos

A aposta agora é na extinção, via decreto legislativo, dos aditivos ao contrato da BRK com a Prefeitura de Palmas – também de iniciativa de Filipe Fernandes -, que geraram todas as distorções que os vereadores estão denunciando desde o ano passado. A CCJ aprovou o decreto ainda na sessão desta terça e a expectativa é de que ele vá ao plenário já nesta quarta-feira, 8. Na avaliação dos vereadores, sem esses aditivos, a BRK perderia a base legal para querer, por exemplo, incluir na planilha de tarifa os milhões de reais em obras sem qualquer vínculo com o saneamento, como pretende fazer.

(Foto: ABr)

Viria, mas não veio

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, chegou a dizer ao secretário da Agricultura do Tocantins, César Halum, que viria para a abertura da 19ª da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), mas acabou viajando para a Ásia na madrugada desta terça-feira, 7, onde ficará por 16 dias. A Agrotins foi aberta pela manhã.

O imediato

A Seagro ainda aguarda a confirmação para a vinda de um imediato de Tereza Cristina para uma visita à Agrotins na quinta-feira, 9.

Relação excelente

O governador Mauro Carlesse (PHS) parece estar cultivando uma relação excelente com grande parte da bancada federal do Tocantins. Ele definiu com os congressistas que mensalmente será feita uma reunião no Palácio Araguaia.

Conciliando agendas

A ideia é conciliar as agendas para que deputados e senadores possam participar de eventos importantes do governo Carlesse.

Querem distância

Dos congressistas do Tocantins, apenas três mantêm um distanciamento do Palácio Araguaia: os deputados federais Vicentinho Alves (PR), Dulce Miranda (MDB) e Célio Moura (PT).

Relação azedando

Já a relação do governador com os deputados estaduais está meio que azedando. Importantes membros da bancada palaciana reclamam que Carlesse segue o mesmo caminho do antecessor, Marcelo Miranda (MDB), e não paga as tais benditas emendas parlamentares.

Muito próximo

Ao contrário do que supõe parte dos aliados da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), defensores da direção tucana do Tocantins garantem que o ex-ministro das Cidades e futuro presidente do PSDB nacional, o deputado federal pernambucano Bruno Araújo, é muito próximo do ex-senador Ataídes Oliveira. Segundo aliados de Ataídes, foi Araújo quem garantiu as quase 5 mil casas que o ex-senador conseguiu para o Tocantins no governo Temer. O parlamentar de Pernambuco, muito próximo ao prefeito de São Paulo, João Dória, deve ser eleito para comandar o PSDB nacional no dia 31.

Interditada

A reforma da Escola Paulo Freire, em Axixá do Tocantins, que funciona num prédio do vereador Henrique Santana (PSC), foi interditada pelo Corpo de Bombeiros nessa segunda-feira, 6, por apresentar riscos à segurança dos estudantes. O CT trouxe esse caso semana passada. Nos intervalos, as crianças correrem em meio à construção que acontece no local.

Risco iminente

Um dos críticos à obra é o vereador Auires Dias Barros (PSB), que afirmou ao CT que a reforma está sendo realizada “sem nenhuma exigência técnica”. O pessebista fala que não há engenheiro acompanhando a construção, que não teria projeto hidráulico e elétrico. “Risco iminente”, disparou. 

É para pressionar

Já o dono do prédio, o vereador Henrique Santana, garantiu que não há qualquer irregularidade, tanto na obra, quanto no fato de alugar o local para a prefeitura. Para ele, estão tentando pressioná-lo a dar parecer favorável às contas de 2015 do ex-prefeito Auri-Wulange Ribeiro Jorge, da qual é o relator na Câmara, e que foram rejeitadas pelo TCE.

Voos diretos a Brasília

O gerente aeroportuário da Gol em Palmas, Guilherme dos Santos Alves, garantiu ao presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, a retomada de voos diretos a Brasília. A empresa informou ao presidente da Adetuc que irá entrar com o pedido de adesão ao Acordo de Regime Especial (Tare) junto à Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SICS) e Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz). Mas já está comercializando passagens para os novos voos. Desta forma, o voo 1760 sai de Brasília às 9h25, chegando a Palmas às 10h50. O voo 1979 sai de Palmas às 11h55, chegando a Brasília 12h45. No período vespertino, o voo 1978 sai de Brasília às 16h25 e chega a Palmas às 17h40, e o voo 1761 sai da Capital tocantinense às 18h10, e desce em Brasília às 19h20.

Manaus a Palmas

Tom Lyra agora terá reunião nos próximos dias, no Amazonas, com a diretoria da MAP Linhas Aéreas. O objetivo é discutir a possibilidade de trazer voos diretos de Manaus a Palmas. Desta forma, avaliou Lyra, o Tocantins estará conectado aos principais hubs do Brasil, com distribuição nacional e internacional de passageiros, e ampliando a possibilidade de aproveitamento do modal de cargas do Aeroporto de Palmas. “Além de atrair maior número de turistas de lazer e negócios, poderemos contribuir com a geração de emprego e renda para os tocantinenses, como preconiza o governador Carlesse”, afirmou o presidente da Adetuc.

Pela primeira vez

(Foto: Luciana Pires/Secom Palmas)


Palmas receberá pela primeira vez o Fórum Internacional de Administração (FIA), programado para ocorrer na primeira semana de outubro. Membros da comissão organizadora e parceiros visitaram a prefeita Cinthia Ribeiro na quinta-feira, 2 (foto). O presidente do Conselho Regional de Administração do Tocantins, Francisco Costa, disse que o tema do fórum deste ano é “Liderança Empreendedora. “É um motivo de orgulho para Palmas receber o fórum”, afirmou a prefeita.

Leia também