CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

EM OFF / Sobre choques da base, governador diz que decisões “lá na frente” vão “modelar” o grupo; a site, Dorinha não nega candidatura ao Palácio e cita compromisso em 2026 só com Wanderlei; Laurez e Gomes tidos como bem próximos

VAI SE MODELANDO

(Foto: Adilvan Nogueira/Secom TO)

Em relação as ações individuais de líderes de seu grupo em busca de filiados, principalmente prefeitos, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) afirmou à coluna que vê “algumas decisões tomadas” que respeita “momentaneamente”, mas avisou que “outras decisões lá na frente” vão se chocar e a situação da base vai ser “modelada”. “Não tenho, por perfil, ser antidemocrático, que age em desrespeito aos companheiros”, avisou.

COM 2 COMPANHEIROS NÃO ENTRA

Wanderlei confirmou o que a coluna já havia antecipado, que, onde houver dois candidatos do grupo em disputa, ele não. “A gente respeita a decisão das pessoas lá, mas como vou pegar dois candidatos que nos ajudaram e vamos para derrotar um?”, questionou. O governador defendeu que, como teve muito apoio nos municípios, precisa “ter muita cautela”.

APOIA QUEM O APOIOU

Porém, ele deixou claro que em cidades em que o prefeito apoiou adversário dele em 2022 e outro grupo ficou com o Palácio, nesse caso, já está definido. Ou seja, ficará com quem esteve em seu palanque.

EXTRAORDINÁRIA

Wanderlei definiu sua relação com a presidente do União Brasil, senadora Dorinha Seabra Rezende, apontada nos bastidores como possível candidata a governadora em 2026, como “muito boa” e “extraordinária”.

NÃO SE ALINHA 100%

Para o governador, contudo, não há condições de a base se alinhar 100%, nos 139 municípios. “Tem gente que concorda com uma coisa, outro discorda, mas vamos ter que respeitar a todos”, disse, porém, certo que, “lá no final”, “vão ter um ou dois lugares” que não haverá como se chegar a um consenso.

SEM MÁGOA

Sobre as divergências de rumo da base governista, a senadora Dorinha concedeu entrevista ao site Gazeta do Cerrado em que afirmou que em 2022 houve prefeitos que apoiaram o governador, mas não ela, e casos em que até chegou a não ter permissão para subir no palanque de Wanderlei. “Mas isso não afetou minha relação com o governador”, ressaltou, avaliando que Wanderlei “está fazendo um grande trabalho”. “Sei que não é fácil”, ponderou.

NÃO NEGA POSSIBILIDADE

Para Dorinha, tem gente se dedicando em “criar rupturas que não existem na base”. Porém, em outra matéria na Gazeta do Cerrado, Dorinha não negou a possibilidade de ser candidata a governadora. “Essa construção de uma candidatura tem que ser amadurecida dentro do nosso grupo, será um projeto de grupo”, avisou. A senadora disse que seu nome “está sempre à disposição”, mas reforçou: “O projeto não é da Dorinha e, sim, do conjunto, envolvendo os líderes”. “Precisamos de uma discussão de qual Tocantins queremos construir, mais do que nomes, qual o projeto do grupo”, defendeu.

SÓ CITOU WANDERLEI

Sobre 2026, a senadora citou apenas um compromisso: com uma possível candidatura do governador Wanderlei a senador. “Tenho compromisso de ajudá-lo porque acredito no trabalho dele”.

TEM QUE CEDER A LAUREZ

Lembrando que, para Wanderlei, disputar o Senado, ele tem que renunciar e passar o comando do Palácio para o vice-governador Laurez Moreira (PDT), que deve, portanto, nesse caso, ser o nome do Palácio à reeleição.

PROXIMIDADE DE LAUREZ E GOMES

Laurez, Gomes e o prefeito de Araguatins, Aquiles da Areia, em evento no Bico do Papagaio (Foto: Ascom Gomes)

Por falar em Laurez, um comentário frequente nas rodas é sobre a grande proximidade que ele e o senador Eduardo Gomes (PL) demonstraram no tour que fizeram pelo Bico do Papagaio. Chamou a atenção.

3 SENADORES COM WAGNER

Em Araguaína, com sua filiação já anunciada ao União Brasil, o prefeito Wagner Rodrigues caminha para ter os três senadores em seu palanque – Dorinha, Gomes (aliado histórico do ex-prefeito Ronaldo Dimas e de Wagner) e Irajá (PSD).

JOVEM SANDOVAL

Em Colinas, o comentário é de que o jovem Sandoval Júnior se prepara para ingressar na política. Ele é filho do ex-governador Sandoval Cardoso.

VISITA AO PREFEITO

Em Almas, o governador Wanderlei filiou ao Republicanos seu cunhado e pré-candidato a prefeito Goianyr Barbosa. Claro, o prefeito Vaguinho, possível adversário de Goianyr, não participou. Mas Wanderlei foi visitá-lo e em seu discurso falou da necessidade de convergência.

SOB NOVO COMANDO

Ex-assessor técnico do gabinete do prefeito Wagner Rodrigues, Jean Frederico deve assumir o cargo de diretor da Agência Regional do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) em Araguaína. Ele entrará no lugar do presidente do Patriota no Tocantins, Walison Silva, nomeado em abril. Jean é tio de Jorge Frederico e foi exonerado da assessoria na prefeitura em meio a uma polêmica sobre uma foto que tirou com o governador Wanderlei. O município negou que a razão tenha sido a foto.

UM PRÁ LÁ, OUTRO PRÁ CÁ

Na final da Copa Sul Master de futebol, disputada em Cariri, a equipe de Dueré venceu a competição contra Gurupi. Mas o clima político aflorou na arquibancada com os dois grupos de Dueré: do atual prefeito, Valdenir Carvalho, e o da oposição liderado por Dida Moreira, pré-candidato a prefeito e irmão do vice-governador Laurez Moreira. Cada grupo em lado diferente do estádio.

2024 É NOSSO

O deputado estadual Jorge Frederico (Republicanos), pré-candidato a prefeito de Araguaína, foi parar no perfil da influencer araguainense Karol Digital, que já conquistou mais de 1 milhão de seguidores. A moça postou a foto dos dois com uma mensagem profética: “Nada a declarar… só que o ano de 2024 é nosso”. Há quem enxergou aí um aviso de pré-candidatura em curso.

ADVERSÁRIOS NO ATAQUE

Logo em seguida, adversários de Jorge já começaram a divulgar alguns problemas policiais de Karol: denúncias contra ela no MPE e matérias em vídeo de programas policiais. Estas campanhas prometem.

EM CAMPO

E Karol está em campo. Ela fez um mega evento nos bairros de Araguaína este mês com entrega de brinquedos para a criançada. Falam numa pré-candidatura a vereadora.


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também