CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

O impacto da segurança do paciente no custo assistencial é tema de livro

Em meio aos avanços tecnológicos e às complexidades do sistema de saúde, a segurança do paciente exerce protagonismo. Esta segurança abrange não apenas aspectos físicos, mas também a qualidade das relações entre pacientes e profissionais de saúde e a integridade das estruturas organizacionais que compõem a rede de assistência médica.

Nesse contexto, a advogada especialista em Direito Médico, Sanitário, Hospitalar e Saúde, atuante no Tocantins, Bruna Linhares, lançou, durante o I Congresso Internacional de Direito Médico, Saúde, Bioética e Direito dos Autistas, realizado na sede da OAB Nacional, em Brasília, o artigo “SEGURANÇA DO PACIENTE: A relação entre a segurança do paciente, a qualidade e o custo da assistência prestada”. Em um momento no qual a Medicina é constantemente influenciada pelo avanço tecnológico e pressões mercantilistas, o artigo destaca a necessidade de manter as relações entre médicos e pacientes ancoradas no humanismo. Mesmo diante das inovações e desafios da área da saúde, a segurança e o bem-estar do paciente devem permanecer como prioridades inegociáveis.

Com o artigo a advogada espera contribuir para o aprimoramento das práticas médicas e legais, promovendo um ambiente mais seguro e humanizado para pacientes hospitalizados. “A segurança não é apenas um direito do paciente, mas também um compromisso ético que todos os profissionais de saúde devem assumir. Este livro visa sensibilizar e informar, fortalecendo a importância de cuidar não apenas das doenças, mas também do paciente e do próprio sistema de saúde”, afirma Bruna Linhares.

O artigo compõe o segundo volume do livro Diálogos entre Direito e Medicina, de autoria dos membros da Comissão Nacional de Direito Médico e da Saúde, da Associação Brasileira de Advogados (ABA) e coordenado pelos advogados Milena Bassani, Eduardo Dantas, Carolina Mynssen e Maurilio Rodrigues. O livro, já disponível para venda no site da GZ Editora, é uma leitura essencial para profissionais de saúde, administradores e dirigentes de instituições de saúde, advogados, estudantes e todos os interessados na defesa dos direitos dos pacientes e na promoção de práticas médicas seguras. (Da assessoria de imprensa)


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também