CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

A empresários, secretário diz que Estado precisava da “ruptura” para deixar de ser gerenciador de folha

A empresários, secretário diz que Estado precisava da “ruptura” para deixar de ser gerenciador de folha
5 (100%) 1 voto

O secretário estadual de Comunicação, João Neto, foi à Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa) nessa terça-feira, 8, explicar as demissões promovidas pelo governador Mauro Carlesse (PHS) semana passada e também como se dará o pagamento de fornecedores do Estado. Os dois temas preocupam os empresários. O convite a João Neto foi feito pelo novo presidente da Acipa, Joseph Madeira.

“O Estado do Tocantins, por muitos anos, foi um gerenciador de folha de pagamento. Então, não havendo investimentos, os empresários sofrem muito mais, a cidade sofre muito mais, o cidadão sofre muito mais, porque não é a maioria que está no serviço público”, afirmou João Neto.

Conforme o secretário, se não houvesse “uma ruptura” com essa situação, o Estado não conseguiria cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal e, o mais importante, “não iria mostrar para o Brasil que somos um Estado, e o Estado mais importante, logisticamente, para a Federação”. “Nós estamos no centro do Brasil, com sete Estados coligados, com um universo consumidor muito maior do que São Paulo, e não podemos aproveitar disso porque estamos amarrados pagando folha”, afirmou João Neto.

Sobre o pagamento dos fornecedores, o secretário disse que o Estado vai se ater ao “orçamento real, que é possível, e principalmente gastar só com o financeiro na mão”. “A proposta do governador Mauro Carlesse é fazer poucas despesas com o valor que tem para pagar e não prometer muito, evitando a possibilidade de não conseguir cumprir”, enfatizou João Neto.

Primeira reunião
Essa foi a primeira reunião com a presença dos associados realizada pela gestão do presidente Joseph Madeira. A proposta, de acordo com o presidente, é que aconteça um encontro com os associados sempre na primeira terça-feira do mês. A reunião teve ainda uma palestra com o professor-doutor em Economia Empresarial e em Desenvolvimento de Negócios da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Alivinio Almeida.

“Em todas as nossas reuniões traremos uma figura pública para falar sobre as questões que afetam diretamente o comércio, a prestação de serviços e a indústria em Palmas”, disse Joseph.

Novos associados
As ações do Acipa Saúde, a reforma da sede também estiveram na pauta bem como o trabalho de captação de novos associados. “Precisamos de um canal  e teremos um contato próximo nesta busca por novos associados. Vamos ter uma gestão que vai cuidar das pessoas, já tenho feito isso na Jorima e faço aqui com o maior prazer”, disse o presidente da associação.

Um dos focos será o resgate dos inativos além da busca de novas filiações. A atual gestão conseguiu mobilizar alguns empresários que estava afastados da instituição. Um deles, João Lira falou sobre a satisfação e estímulo de estar de volta: ” Vivemos um tempo novo e pensando em vida nova nada mais justo do que acreditar na nova gestão da Acipa”, afirmou.

Outro pilar reforçado no encontro foi a área de desenvolvimento de pessoas e neste sentido uma ação já foi anunciada: todas as quintas terão uma série de palestras conteúdos importantes para os filiados.

Reconhecimento
Outro momento que marcou a reunião foi a homenagem ao diretor da entidade, Éric Trajano, que se destacou na defesa empresarial. Ele recebeu uma placa de agradecimento pela mobilização contra aumento das taxas cartorárias que iriam impactar diretamente os empresários. Conforme o novo presidente, faz parte da nova gestão a política de valorização dos diretores através de suas ações destaques em prol da Acipa. (Com informações da Assessoria de Imprensa)


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também