A polêmica do vencimento das Medidas Provisórias do Executivo continuam rendendo. A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), voltou às redes sociais para dar recado ao vereador Milton Néris (Progressistas), até semana passada seu principal aliado na Câmara. Em áudios em grupo de WhatsApp, no final de semana, Neris havia classificado as críticas da tucana à Câmara como “piti” e “mimimi”. A gestora reagiu em postagem no Twitter e acusou o parlamentar de “machismo do tipo mais baixo”.
Gaslighting
Cinthia Ribeiro avaliou que Milton Néris pratica o gaslighting, termo em inglês que referencia o ato de abuso psicológico em que o homem distorce, inventa ou omite informações para se favorecer perante uma mulher. A prefeita ainda afirmou que o vereador recorre à prática por se sentir ameaçado.
O que dizer de um homem que se sente ameaçado por uma mulher e parte logo para o assédio moral p desqualificá-la? Fácil dizer que está dando chilique, piti, é histérica…isso é MACHISMO do tipo mais baixo e tem nome: #Gaslighting Alguma mulher já passou por isso aqui ?
— Cinthia Ribeiro (@CinthiaCRibeiro) August 13, 2019
Vencimento das MPs
O clima entre o Executivo e o Legislativo da Capital esquentou após os vereadores decidirem não apreciar duas Medidas Provisórias da Prefeitura de Palmas, que acabaram perdendo a validade. Um dos resultados foi o fim da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária. O Paço defende a importância da estrutura para a realização dos projetos, enquanto a Câmara alegou criação de novas despesas.