CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Pré-candidato a prefeito de Palmas, Gil Barison critica posto de saúde por não receitar hidroxicloroquina

O empresário Gil Barison (Republicanos) mantém firme a pré-campanha para a Prefeitura de Palmas nas redes sociais, sendo a pandemia de Covid-19 um dos principais temas abordados pelo político para criticar a administração de Cinthia Ribeiro (PSDB).

Não tinha hidroxicloroquina

Em vídeo publicado nesta segunda-feira, 13, Gil Barison critica o atendimento que “um amigo com sintomas de Covid-19” recebeu em um posto de saúde do município, isto porque lhe foi receitado paracetamol e recomendado que ficasse em casa. “Não tinha ivermectina, azitromicina, hidroxicloroquina e sulfato de zinco, que são os medicamentos do protocolo de tratamento”, critica.

Sem comprovação contra Covid-19

Apesar do tom de crítica, todos as substâncias sugeridas pelo pré-candidato não tem eficácia comprovada contra a Covid-19. A Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu nota na sexta-feira, 10, para alertar sobre a ivermectina, a Fiocruz já questionou o uso da azitromicina e a Organização Mundial de Saúde (OMS) já anunciou a suspensão de estudos sobre hidroxicloroquina contra o novo coronavírus. Apesar disto, Barison afirma no vídeo que o amigo “está bem” depois de tomar “todo este medicamento”.

Seguidor fiel de Bolsonaro

Bolsonarista de carteirinha – inclusive participando de manifestação que desrespeitou às orientações de isolamento social, medida que passou a defender na pré-campanha -, Gil Barison repete o discurso do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre o uso de medicamentos sem comprovação científica de sua eficácia.  Recomendações nada convencionais já prejudicaram diretamente um outro pré-candidato de Palmas. O médico Joaquim Rocha (PMB) foi um pouco mais longe e optou por minimizar a pandemia e sugerir o uso de Vitamina C contra a doença. A postura lhe rendeu cassação cautelar do registro profissional pelo Conselho Regional de Medicina (CRM).

A Coluna do CT tentou contato com o pré-candidato republicano, mas não obteve sucesso.

Veja o vídeo divulgado pelo pré-candidato a prefeito:

View this post on Instagram

Injustiça!

A post shared by Gil Barison (@gil.barison) on


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: [email protected]

Leia também