CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Wanderlei participa de videoconferência com governadores e defende Plano Mansueto, que prevê liberação de empréstimos

Wanderlei participa de videoconferência com governadores e defende Plano Mansueto, que prevê liberação de empréstimos
5 (100%) 1 voto

Foi o vice-governador Wanderlei Barbosa (PHS) quem foi para a videoconferência com todos os governadores na tarde dessa quarta-feira, 25, que teve como tema “Salvar Vidas” e foi presidida pelo paulista João Dória (PSDB), com a participação do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM).

Trocar experiências

O objetivo foi discutir e trocar experiências acerca das ações de cada Estado para conter a propagação do novo Coronavírus, bem como, as medidas para evitar o colapso da economia e, automaticamente, preservar empregos e a renda dos trabalhadores.

Empréstimos junto à Caixa

Ele defendeu agilidade na aprovação do Plano Mansueto, que permite Estados e municípios endividados acessem empréstimos com garantias da União desde que promovam ajuste fiscal. O Tocantins tem duas operações junto à Caixa Econômica Federal, no valor total de R$ 583 milhões. A liberação dos empréstimos já havia sido cobrada pelo governador Mauro Carlesse (DEM) na terça-feira, 24, durante a videoconferência do presidente Jair Bolsonaro com os governadores do Norte.

Sem divergência ideológica

O vice-governador afirmou que, neste momento, “nenhuma divergência ideológica ajuda”. “Só atrapalha. Temos que manter a serenidade e a paz para fazer com que o Tocantins e o Brasil estejam livres desse vírus o mais rápido possível”, enfatizou Wanderlei, lembrando que é necessário também um plano estratégico até para promover o retorno das pessoas aos seus postos de trabalho.

Redução da meta de superávit

Entre as propostas do documento formulado durante a reunião virtual, os governadores defenderam ainda a redução da meta de superávit primário do governo federal para evitar ameaça de contingenciamento, momento em que o Sistema único de Saúde (SUS) mais necessita de recursos; pronta aplicação da Lei 10.835, que institui a renda básica de cidadania, afim de propiciar recursos destinados a amparar a população economicamente vulnerável.

Reunião regular

Também ficou decidido que os governadores vão continuar a se reunir à distância regularmente, pelo modelo de videoconferência, como preconizam as recomendações médicas internacionais, com o objetivo de uniformizar metas para promover ações consorciadas para agir em torno do tema coronavírus.


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: [email protected]

Leia também