CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Coleta de lixo em Palmas segue cronograma regular, mas é preciso cuidado com materiais com alto potencial de contaminação

Coleta de lixo em Palmas segue cronograma regular, mas é preciso cuidado com materiais com alto potencial de contaminação
avaliar matéria

Os serviços de coleta de lixo de Palmas  seguem com o cronograma regular para garantir níveis adequados de higiene neste período da pandemia do coronavírus (Covid-19), anuncia a prefeitura. No entanto, a Secretaria de Saúde (Semus) recomenda à população atenção especial para acomodação do lixo, principalmente no que diz respeito ao descartar materiais com potencial para contaminação, a exemplo de luvas, máscaras, lenços de papel, papel higiênico e similares.

Alternativa

Uma forma de depositar estes resíduos de forma mais segura e colaborar para que os trabalhadores da limpeza da cidade tenham mais segurança é acondicionar o material em um saco de lixo, fechá-lo e depois depositar em um segundo saco, que deverá ser também fechado, assim diminuindo a possibilidade de contato. Ainda é recomendado que ao descartar materiais que possam ser cortantes ou perfurantes, as pessoas tentem acondicioná-los em um recipiente que impeça contato com o gari.

Roçagem e podas

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) explica que está realizando os trabalhos de roçagem e retirada de entulhos, com a utilização de equipamentos e caminhões. Os trabalhos braçais, em que são utilizados roçadeiras costais, por exemplo, foram mantidos para não comprometer a qualidade dos serviços, porém, com equipes reduzidas. Já as podas de árvores estão suspensas.

Coleta seletiva suspende

Os trabalhos de coleta seletiva por meio da entrega voluntária nas estações do programa Coleta Palmas, operado pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), encontram-se suspensos em função das medidas de enfrentamento à Covid-19. A medida visa diminuir a quantidade de profissionais em risco de exposição ao vírus, e também diminuir o risco de contaminação pelos catadores de materiais recicláveis das organizações parceiras, que são os profissionais mais vulneráveis ao contágio por manusearem diariamente materiais descartados pela população. (Com informações da Secom/Palmas)


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: [email protected]

Leia também