
O prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos) assinou neste sábado, 18, o Decreto que institui a Área de Proteção ao Ciclista Pedro Caldas. O objeto da medida é reforçar a segurança viária e ampliar a proteção aos ciclistas na Capital. A área passa a contar com sinalização específica e iniciativas educativas, voltadas à convivência segura entre motoristas e ciclistas.
HOMENAGEIA O MÉDICO PEDRO CALDAS
A criação do espaço também homenageia o médico Pedro Caldas, que faleceu em 2017 enquanto pedalava, reforçando a importância de políticas públicas voltadas à preservação da vida no trânsito. Durante a solenidade, a viúva do médico, Roberta Caldas, emocionada, afirmou: “Estou muito feliz por esse dia. Que isso seja só o começo”.
RESPEITO AOS CICLISTAS NO TRÂNSITO
O gestor municipal destacou a importância da medida para o fortalecimento do ciclismo e do esporte na Capital e a necessidade de ampliar condições adequadas para a prática. “Precisamos garantir mais segurança e respeito aos ciclistas no trânsito e incentivar o uso da bicicleta como prática de saúde e esporte. Queremos oferecer cada vez mais espaços apropriados para que os ciclistas possam pedalar com segurança”. Na mesma linha, o presidente da Federação Tocantinense de Ciclismo, Vinícius Silva, ressaltou: “É um ganho imensurável, pois amplia a prática com segurança e contribui para o desenvolvimento do esporte”.
HUMANIZAÇÃO DO TRÂNSITO
A organização da ação e da solenidade foi realizada pela Secretaria Municipal da Juventude e Esportes de Palmas, e integra um conjunto de ações voltadas à melhoria da mobilidade urbana, com foco na humanização do trânsito e na construção de uma cidade mais segura e inclusiva para todos.














