CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer do Tocantins | Um pouco do nosso trabalho Voluntário

A Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer do Tocantins é filiada a uma rede nacional e está presente em Palmas/TO desde 2001.

Entidade formada exclusivamente por voluntárias, com finalidade preventiva para toda sociedade e assistencial aos pacientes de baixa renda (homens, mulheres e crianças), com qualquer tipo de câncer.

Atualmente somos 70 voluntárias ativas. Para ser voluntária é necessário se cadastrar, passar por um treinamento inicial e prestar serviço à instituição.

Temos várias frentes de trabalho: visitas aos pacientes no HGP, ações sociais junto aos pacientes e familiares (reuniões, visitas, jantares, dias festivos), coletas de exames preventivos, produção e venda de artesanato, eventos para arrecadação de renda, dentre outros.

Para capacitação e aperfeiçoamento do trabalho voluntário participamos de vários cursos on line durante o ano todo e, ainda, de congressos e pré-congressos anuais, onde se reúnem representantes de todos os Estados.

A prevenção ocorre durante todos os meses do ano e basicamente de três maneiras: coleta de exames preventivos semanalmente, panfletagem e palestras.

A coleta de exames (preventivos de colo de útero e clínico de mama) acontece durante o ano todo, nas quartas-feiras, na sede da Liga com agendamento prévio. No mês de outubro fizemos 2 coletas itinerantes: Fazenda da Esperança e Praia das Arnos, esta última em apoio às Voluntárias da Casa 8 de Março. Ainda, no mês de outubro, participamos de um Mutirão de exames preventivos junto ao Hospital Jorge Saade.

A panfletagem ocorre durante todo o ano com a abordagem em locais públicos, falando da prevenção e também da nossa instituição.

Durante o ano também fazemos palestras em escolas, órgãos públicos, empresas e outros, na medida em que somos solicitadas.

A assistência é feita, na sede da instituição, aos pacientes com câncer cadastrados na Liga e dentro do HGP, independente de cadastro, a todos que estão em situação de necessidade.

Os pacientes de baixa renda, devidamente cadastrados, tem direito mensal a uma cesta básica e itens de higiene, vale táxi, além de alguns medicamentos que não fazem parte da lista de convênio do Município e do Estado. Além disso, recebem na medida de suas necessidades perucas de cabelo natural, roupas, sapatos, utensílios domésticos e etc.
Os pacientes recebem ainda atendimento de psicólogo e nutricionista.

Atualmente, não temos voluntários fisioterapeutas atendendo, mas precisamos, a renda da instituição é obtida dos trabalhos realizados por voluntárias e doações de contribuintes (empresas ou pessoas que contribuem valor mensal fixo) e colaboradores (empresas ou pessoas que colaboram eventualmente com valores ou doações materiais).

Durante os dois últimos anos tínhamos apenas 3 contribuintes. A partir de novembro teremos 4 e a soma dos valores de todos corresponde a R$1.800,00 mensais.

A doação dos colaboradores é aleatória e imprevisível. Somos mais lembradas nos meses de outubro a novembro, mas a necessidade dos pacientes não muda ao longo do ano todo. Vale ressaltar que, neste semestre, a Havan está doando o Troco Solidário para a Liga. A campanha encerra-se em dezembro/2019 e quem doar o troco para a Liga ainda concorre a um smartfone.

Encerramos o mês de outubro/2019 com 202 pacientes cadastrados. O trabalho voluntário é uma missão, mas estamos firmes na nossa caminhada. A Liga só realiza seu trabalho pela ajuda da sociedade.

Venham conhecer nosso trabalho e quem sabe ser Voluntária, Contribuinte ou Colaborador. (Mônica Luzia Marques / Presidente biênio 2019/2021)


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: [email protected]

Leia também