CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Na 198ª colocação em ranking, Unitins questiona “indicadores desatualizados” e garante que nota não reflete momento da instituição

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) resolveu se manifestar nesta terça-feira, 14, sobre o desempenho no Ranking Universitário da Folha de São Paulo (RUF). A instituição ficou em 198º de uma lista com 203 colocações, mas defende que os números do levantamento “não refletem a realidade vivida pela instituição”. “A Unitins considera que alguns dos indicadores usados pelo RUF para obtenção da nota e consequente classificação no ranking estão desatualizados – dados de 2018 a 2021”, argumenta.

RUF UTILIZA INDICADORES DESATUALIZADOS

A Unitins cita as notas de dois cursos no Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade) para contestar a nota no ranking. “O RUF toma como base o Enade de 2018. No entanto, o de 2022 elevou os conceitos de todos os cursos de Direito da Unitins, que saltou de 1 para 4. O mesmo se repete com relação ao curso de Ciências Contábeis, que recebeu conceito maior [5] na última avaliação”, resume.

DADOS NÃO REFLETEM UNITINS DE NOVEMBRO DE 2023

Por fim, a instituição destaca os investimentos feitos e volta a questionar os dados utilizados pelo levantamento. “Todo o corpo de servidores e discentes se empenha continuamente para melhoria na qualidade do ensino, pesquisa, extensão, inovação e do desenvolvimento de pessoas e das regiões em que se faz presente e a Universidade tem alcançado indicadores qualitativos cada vez melhores e, portanto reforçamos: os dados do RUF não refletem a Unitins de novembro de 2023”, encerra.

Leia a íntegra da nota:

“A respeito do Ranking Universitário da Folha de São Paulo (RUF), a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) respeita os dados divulgados, porém esclarece que os mesmos não refletem a realidade vivida pela Instituição. 

A exemplo da nota atribuída ao curso de Direito da Unitins – atualmente, o melhor do Tocantins. O RUF toma como base o Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade) de 2018. No entanto, o Enade 2022 elevou os conceitos de todos os cursos de Direito da Unitins, como do Câmpus Dianópolis, que saltou de 1 para 4 (conceitos vão de 1 a 5). O excelente desempenho na área jurídica consolidou a Unitins como a melhor universidade estadual da região Norte do País nessa área, de acordo com o ranking do Enade.

O mesmo se repete com relação ao curso de Ciências Contábeis, que recebeu conceito maior na última avaliação realizada pelo Enade, exame do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)/Ministério da Educação. 

A Unitins considera que alguns dos indicadores usados pelo RUF para obtenção da nota e consequente classificação no ranking estão desatualizados – dados de 2018 a 2021. Todo o corpo de servidores e discentes se empenha continuamente para melhoria na qualidade do ensino, pesquisa, extensão, inovação e do desenvolvimento de pessoas e das regiões em que se faz presente e a Universidade tem alcançado indicadores qualitativos cada vez melhores e, portanto reforçamos: os dados do RUF não refletem a Unitins de novembro de 2023.”


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também