CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Nadia Cristina Araújo | Liberte-se: O perdão faz (muito) bem para saúde

Nadia Cristina Araújo | Liberte-se: O perdão faz (muito) bem para saúde
4.6 (91.37%) 102 votos

Perdoar significa “conceder perdão, absorver, remitir (culpa, dívida, pena, etc), desculpar e poupar-se”. Contudo, sabemos que perdoar não é fácil, pedir perdão muito menos. Estudos comprovam que perdoar e ser perdoado faz muito bem para a saúde, pois provoca liberdade, ao contrário de sentimentos como mágoa ou o rancor, que podem gerar doenças psicossomáticas.

Quando liberamos o perdão, o estresse associado ao ressentimento diminui a ponto de suas consequências serem notáveis fisicamente

NADIA CRISTINA ARAÚJO É hipnoterapeuta

Tais doenças acontecem porque o corpo e a mente são uma unidade. Então, se o emocional de uma pessoa não vai bem, ela pode absorver sintomas físicos e que não têm explicação médica (falta de ar, taquicardia, sensação de nó no peito e na garganta e etc).

Muitas pessoas acreditam que não perdoar é uma forma de punição para o outro, porém, na verdade, essa mágoa machuca a própria pessoa. Como diria o dramaturgo William Shakespeare, “guardar ressentimento é como tomar um veneno e esperar que a outra pessoa morra.” Diante disso, é possível concluir que a raiva ou o ódio fazem mal à saúde.

Tanto que o oposto é o mais sublime: amor ou compaixão. Quando liberamos o perdão, o estresse associado ao ressentimento diminui a ponto de suas consequências serem notáveis fisicamente. Para citar algumas: redução da pressão arterial, da frequência cardíaca, da tensão muscular, além de experimentar maior relaxamento, mais bem-estar e sensação de controle.

Por não ser uma atitude fácil para muitos, a hipnoterapia pode ajudar. Com técnicas especiais é possível se alcançar o perdão verdadeiro, que liberta e transforma. As sessões mostram que a pessoa tem que se libertar daquele ressentimento e que, quando se perdoa, não é uma forma de concordar com o que a pessoa fez, mas de permitir-se crescer para muito além daquela mágoa, de forma a seguir a vida e florescer.

Coloque-se verdadeiramente livre para começar uma nova vida, PERDOE!


NADIA CRISTINA ARAÚJO
É hipnoterapeuta
Pós-graduanda em Psicopedagogia.
Pós-graduanda em Neurociência Hipnoterapeuta avançado
Especialização em Depressão
Life Coach
(63) 99213 4743
nadiacsaaraujo@gmail.com


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também