Em comemoração ao 56º aniversário de Guaraí, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) cumpriu agenda neste sábado, 11, no município. O gestor estadual entregou a obra de reforma do Ginásio Poliesportivo Dr. Pedro Zanina e a inauguração da sinalização de trânsito na Avenida Brasil. No mesmo dia, o chefe do Poder Executivo aunda inaugurou a Ponte Francisco Barbosa dos Santos, construída sobre o Córrego Água Fria.
REFORMA DO GINÁSIO
A reforma do ginásio foi executada pela Secretaria dos Esportes e Juventude (Seju), com investimento de R$ 539.769,04 do governo e de R$ 250.967,96 da Prefeitura de Guaraí. Durante a agenda, a pasta assinou termo de cooperação que estabelece a gestão operacional do ginásio pelo município.

ESPORTE PARA OS JOVENS
Wanderlei Barbosa reforçou a importância do esporte para a juventude. “Prefeita Fátima Coelho, faço votos de que esse espaço seja bem utilizado pela população. Estamos entregando um ambiente estruturado porque sabemos da importância do esporte para os jovens. O futebol e outras modalidades agora terão um local adequado para treinamentos e desenvolvimento”, ressaltou.
CONDIÇÕES DE TREINAMENTO
O secretário dos Esportes e Juventude, Fraudneis Fiomare Rosa, enfatizou o impacto da obra. “É o governo do Tocantins apoiando os eventos, apoiando as equipes e, principalmente, melhorando os espaços esportivos. É isso que as pessoas precisam para ter melhores condições de treinamento e, consequentemente, mais qualidade em todas as modalidades. Parabéns, governador, por esse investimento no esporte”, destacou.
INAUGURAÇÃO DOS 12 SETORES
Wanderlei Barbosa também participou da inauguração dos 12 setores do município, com descerramento de placa no Setor Piaçava. A obra foi executada com recursos do governo federal em parceria com a Prefeitura de Guaraí.
SINALIZAÇÃO VIÁRIA
O governador inaugurou a sinalização de trânsito na Avenida Brasil, executada pelo governo por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). “Guaraí está entre as quase 30 cidades contempladas neste primeiro momento, e outras mais de 30 serão atendidas na segunda etapa. Estamos realizando toda a sinalização horizontal e vertical, orientando o sistema de trânsito. Isso é importante para o estado e para a organização urbana das nossas cidades”, frisou o chefe do Executivo estadual.
BENEFÍCIOS
No município, foram executados 2.543,40 m² de pintura mecanizada e 916,5 m² de pintura manual, incluindo faixas de pedestres, lombadas, inscrições de parada e sinalização de retenção. Também foram instaladas 282 placas de regulamentação e advertência e 13 placas aéreas indicativas, compondo a sinalização horizontal e vertical da via. Com investimento de R$ 15 milhões, o projeto contempla 26 municípios tocantinenses, incluindo Guaraí
A SELEÇÃO DOS MUNICÍPIOS
A seleção dos municípios considerou critérios técnicos, como o fluxo de veículos e a necessidade de adequação da sinalização existente. Em todo o Estado, as equipes já executaram 4.430 m² de pintura manual e 5.385 m² de pintura mecanizada, além da implantação de 6.900 placas de regulamentação e advertência nas cidades contempladas.
PRESENÇAS
A agenda contou com a presença dos senadores Dorinha Seabra (UB) e Eduardo Gomes (PL), dos deputados estaduais Léo Barbosa (Republicanos) e Marcus Marcelo (PL), além de autoridades locais e da população.

PONTE FRANCISCO BARBOSA DOS SANTOS
A segunda agenda do chefe do Executivo foi a inauguração da Ponte Francisco Barbosa dos Santos, construída sobre o Córrego Água Fria. A solenidade ocorreu durante a programação do 56º aniversário de Guaraí. Com investimento total de R$ 867.561,00, a ordem de serviço emitida em 11 de junho de 2025, os serviços da obra foram executados pelo Consórcio Construpontes e as intervenções resultaram na construção da nova estrutura de concreto.
INTEGRAÇÃO ENTRE GUARAÍ E TUPIRATINS
A nova ponte de concreto, entregue em parceria com as prefeituras de Guaraí e Tupiratins, amplia a integração entre os municípios
SETOR PRODUTIVO DA REGIÃO
O governador destacou a relevância da entrega para o desenvolvimento regional. “Temos avançado muito no Tocantins, com diversas entregas importantes, e ainda há muito a ser feito. Seguimos trabalhando com responsabilidade e compromisso. Essa ponte é fruto desse trabalho e vai beneficiar diretamente a população, especialmente o setor produtivo da região. Ao longo dessa estrada, vimos a força do nosso agro, com a produção de gado e grãos, e é para essas pessoas que também estamos investindo em infraestrutura”, ressaltou.















