CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Pelo Tocantins / Sexta Cultural, peça “Não Namore com a Solidão” e lançamento do Festival “Você na Tela”

Pelo Tocantins / Sexta Cultural, peça “Não Namore com a Solidão” e lançamento do Festival “Você na Tela”
5 (100%) 10 votos

Pequenos têm até 2ª-feira para retornar ao Simples 

Pequenos negócios têm até o dia 15 de julho para retornar ao Simples Nacional (Foto: Divulgação)

O Comitê Gesto do Simples Nacional (SGSN) editou a Resolução que permite as micro e pequenas empresas (MPE) excluídas do Simples Nacional no dia 1º janeiro de 2018 a requerer o retorno ao sistema. É necessário que tenham aderido ao Programa Especial de Regularização Tributária das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte optantes pelo Simples Nacional (Pert-SN) e não tenham incorrido nas vedações na Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006. As MPE têm até segunda-feira, 15, para o pedido.

Sexta Cultural em nova data de estreia

O projeto Sexta Cultural previsto para esta sexta-feira, 12, ganha nova de estreia devido a questões burocráticas para a contratação da estrutura. A Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) informou que o evento foi adiado para a segunda quinzena de agosto e contará com seis edições nesta primeira temporada, com 26 artistas/grupos ao todo. A primeira terá como atrações os músicos Genésio Tocantins, Quésia Carvalho, Luiz Tupiniquim, Júnior Sete Cordas e Éverton dos Andes, com intervenções de grupo de hip hop e Circo Os Caco.

Inscrições para o Curso de Drenagem de Rodovias

Os diversos tipos de projetos de drenagem serão abordados durante a programação (Foto: Thiago Sá/Governo do Tocantins)

O curso de Drenagem de Rodovias promovido pela Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), em parceria com a Associação Brasileira dos Departamentos Estaduais de Estradas e Rodagem (Abder), acontece em Palmas entre os dias 22 e 24, no Campus Graciosa da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). As inscrições estão abertas com o total de 50 vagas, sendo 20 vagas são destinadas a engenheiros da comunidade, 20 a profissionais da Ageto e 10 a estudantes que estejam cursando o último período da graduação. As inscrições podem  ser feitas por meio do site da Abder (www.abder.org.br), na aba cursos, a participação é gratuita e pode ser feita mediante a doação de dois quilos de alimentos não-perecíveis.

Porto Nacional reforma alojamentos de Centro de Educação 

Os alojamentos do Centro de Educação Municipal do Campo Chico Mendes foram entregues a sociedade pelo prefeito Joaquim Maia e o vice-prefeito Ronivon Maciel na segunda-feira, 8. A obra faz parte faz parte de um conjunto de benefícios em comemoração do aniversário dos 158 anos da cidade. São alojamentos femininos e masculinos, separados, com banheiros internos e cerca de 30 camas. Os recursos para a obra vieram do tesouro municipal.

Metrologia Estadual faz mais de 45 mil ações

A Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO) e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), registraram 45.606 ações no primeiro semestre com o intuito de promover confiança à sociedade e competitividade ao setor produtivo por meio da Medida Certa. No Tocantins, a AEM trabalha baseada na legislação metrológica e principalmente, na busca pela conscientização das instituições e da sociedade, por meio de trabalhos educativos, da necessidade da certificação dos produtos.

Não Namore com a Solidão retorna ao Fernanda Montenegro

Arte: Divulgação

O grupo Mundo Imaginário retorna ao palco do Theatro Fernanda Montenegro para apresentar o sucesso Não Namore com a Solidão neste sábado, 13, às 20 horas. O projeto foi idealizado por Fábio Branco e dirigido pelo ator e roteirista Paulo Manduca, os quais definem como uma comédia dramática com tom de musical, contemplando múltiplas expressões artísticas como a dança, teatro, música e o audiovisual. Os ingressos podem ser adquiridos na Loja da Fundação Cultural no Capim Dourado Shopping ou na bilheteria no dia do evento, ao preço de R$ 15,00.

Edital do IV Festival de Cinema Estudantil Você na Tela é lançado 

O IV Festival de Cinema Estudantil Você na Tela abriu as inscrições para a edição 2019, com inclusão da Mostra Competitiva Universitária Cidade de Palmas e da Mostra Competitiva Brasil na Tela. Com as novidades o evento passou a ser considerado um Festival Nacional. As inscrições iniciaram na segunda-feira, 8, e vão até o dia 10 de outubro. O edital que regulamenta o Festival está disponível aqui. O festival acontecerá entre os dias 23 e 25 de outubro, no Cine Cultura.

Porto Nacional instala novos pontos de ônibus

Para atender ao distrito de Luzimangues, a Prefeitura de Porto Nacional está instalando ao longo da TO-080 60 pontos de coletivo de estrutura metálica e com cobertura, assento, espaço amplo de 5 metros de comprimento e rampa de acessibilidade para pessoas com deficiência. Mais 40 novos estão sendo produzidos.

Presidente e vice do Conselho Penitenciário

Membros do Conselho Penitenciário do Tocantins durante cerimônia de posse da presidente e vice-presidente (Foto: Marcos Miranda)

Foi realizado na manhã da terça-feira, 9, o ato de posse para os cargos de presidente e vice-presidente do Conselho Penitenciário do Estado do Tocantins. A cerimônia ocorreu na Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) e foi presidida pelo secretário Heber Luis Fidelis. A advogada Sibele Letícia Rodrigues de Oliveira Biazotto foi empossada como presidente do conselho e o advogado Marcelo Netto Resende como vice-presidente. Ambos atuarão à secretaria e as demais entidades membros do conselho com o intuito de defender os direitos das pessoas privadas de liberdade e lutar por políticas públicas direcionadas a esse público.

Parceiros discutem criação do FormaRecicla

Na segunda-feira, 8, os técnicos da FMA, catadores de recicláveis de três organizações de Palmas, parceiros e pessoas com interesses no meio ambiente se reuniram para dar sequência a proposta de minuta do fórum, que deve ter entre suas principais competências a articulação das instituições participantes; fomentar a participação social na elaboração de programas, ações, projetos, estratégias e políticas públicas para reciclagem de materiais com inclusão social; capacitação dos membros sobre gestão de resíduos sólidos urbanos, educação ambiental, coleta seletiva, cadeia da reciclagem, exercício da cidadania, legislação específica, valorização dos catadores de material reciclável, dentre outros. O próximo encontro está agendado para o dia 9 de setembro.

Mais espaços públicos de esporte e lazer em Araguaína

Em Araguaína, mais de oito bairros irão receber locais apropriados para prática de esporte e lazer. Quatro novas praças estão sendo construídas, duas revitalizadas e dois complexos esportivos públicos inéditos na cidade estão sendo encaminhados. As obras estão previstas para serem entregues até 2020.

Prefeitura de Paraíso lança edital para o Bolsa Atleta 2019

A prefeitura de Paraíso divulgou na segunda-feira, 8, o Edital de Chamamento Público para o termo de fomento ao Bolsa Atleta 2019. Ao todo, 64 atletas que serão beneficiados em 10 modalidades esportivas. Serão contemplados atletas com resultados expressivos em competições oficiais, estaduais e nacionais, durante o ano de 2018. As modalidades contidas no edital são: judô, karatê, tae-kwon-do, boxe, jiu-jitsu, atletismo, maratona e minimaratona, vôlei de praia, capoeira, ciclismo e tiro ao alvo, nas categorias masculina e feminina. Os envelopes com as propostas dos atletas devem ser encaminhados para a Secretaria Municipal de Esporte e Juventude, localizada na Rua 15, nº 801, Setor Oeste, de segunda à sexta-feira, das 12h às 18h. O prazo final é o dia 7 de agosto de 2019. O edital com todas as informações do Bolsa Atleta 2019 pode ser acessado através do endereço eletrônico: https://www.paraiso.to.gov.br/fotos_licitacao/13707.pdf

Procuradoria Geral do Município de Palmas seleciona estudantes 

A Procuradoria Geral do Município abriu na quarta-feira, 10, o prazo de inscrições para o preenchimento de cinco vagas para estágio, além de cadastro de reserva. A seleção é destinada para estudantes de Direito que estejam cursando entre o quinto e novo semestre. A carga horária de estágio é de até 30 horas semanais e contará com o pagamento de bolsa-estágio no valor de R$ 600 e auxílio transporte. Os interessados devem realizar a inscrição no setor Recursos Humanos da Procuradoria Geral do Município de Palmas, na Quadra 502 Sul, Av. NS-02, Conjunto 01, Edifício Buriti, das 13 às 18 horas, entre os dias 10 a 31. No ato da inscrição é preciso apresentar a ficha de inscrição devidamente preenchida, original e cópia de documento oficial de identificação com foto e comprovante de matrícula mais recente do curso de Direito. A ficha de inscrição pode ser acessada aqui.

Inaugurada ponte de concreto no Assentamento Zé Pereira

Através da Secretaria Municipal da Infraestrutura e Mobilidade Urbana, a Prefeitura de Porto Nacional finalizou a construção de mais uma ponte na zona rural do município, no Assentamento Zé Pereira, sobre o Ribeirão Cachimbo. A ponte oferecerá uma melhor trafegabilidade, facilitando o acesso do escoamento da produção agrícola da região, trazendo mais qualidade de vida às famílias assentadas. Foram inauguradas, também, quatro galerias pluviais tubulares e as estradas vicinais da região do assentamento.  Os recursos das obras são oriundos de emendas do deputado federal Vicentinho Júnior.

Junta do Serviço Militar continuará atendendo no É Pra Já em Gurupi

Foto: Marcos Veloso/Secom

O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, recebeu em seu gabinete o Diretor da unidade do É Pra Já em Gurupi, Valdeci Júnior, na terça-feira, 9. Na reunião, ambos assinaram um Termo de Cooperação Técnica entre o Governo do Tocantins e a prefeitura de Gurupi visando à continuidade do atendimento da Junta do Serviço Militar no espaço físico do É Pra Já. A parceria foi renovada para dar continuidade ao atendimento da Junta do Serviço Militar nas dependências do É Pra Já em Gurupi. Cerca de 30 atendimentos são realizados por dia, entre serviços como alistamento militar, Dispensa de Incorporação, Certificado de Reservista, entre outros.

(Com informações das assessorias)


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também