CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

PELO TOCANTINS – Presos têm acesso à educação no sistema prisional

PELO TOCANTINS – Presos têm acesso à educação no sistema prisional
5 (100%) 10 votos

Reeducandos têm acesso à educação 

Foto: Divulgação

Com o objetivo de construir novos caminhos com oportunidades de ressocialização para presos, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) e a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) ofertam a educação formal dentro dos estabelecimentos prisionais do Estado dando oportunidade às pessoas privadas de liberdade retomar os estudos e diminuir os dias de pena. No Tocantins, cerca de 630 presos estão matriculados no ensino formal (fundamental, médio e superior).

Metrologia verifica radar na Ponte FHC

A Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO) realiza na quinta-feira, 2, a Verificação Anual Periódica do radar fixo da Ponte Fernando Henrique Cardoso, em Palmas. A ação acontece às 16 horas e conta com a participação da Prefeitura Municipal de Palmas, por meio da ATTM, para o isolamento do trânsito por cerca de 40 minutos para realização dos ensaios metrológicos. O objetivo é atestar a leitura dos medidores de velocidade para veículos automotores em conformidade com a velocidade permitida nas vias, bem como verificar se a velocidade que os radares marcam dos veículos que estão passando por ele está correta e se estão de acordo com o verificado pelo Inmetro.

Ações do Maio Amarelo na Via Lago

A Campanha Maio Amarelo se iniciou na tarde da quarta-feira, 1º, em Araguaína, com o tema “No Trânsito, o sentido é a vida”. Ao todo, 19 ações de sensibilização da comunidade sobre Educação no trânsito irão acontecer e se estendem até o dia 30, contendo em sua programação palestras em escolas, empresas e com profissionais do trânsito, blitzen educativas, passeio ciclístico Pedal Amarelo e simulação de acidente. A campanha é promovida pela Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT), em parceria com a Polícia Militar (PM) e o Departamento de Trânsito (Detran/TO), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu/192), Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), Ligas de Enfermagem e Medicina do Unitpac, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), além de instituições, empresas e entidades.

Feira das Manas no Bosque dos Pioneiros 

Foto: Edu Fortes

O Bosque dos Pioneiros, em Palmas, recebe no sábado, 4, a Feira das Manas, que acontece das 17 às 22 horas. A feira é itinerante e acontece a cada 15 dias em diferentes espaços da Capital. Trata-se do espaço de cultura e comercialização do trabalho de mais de 40 microempreendedoras e artesãs locais dedicadas a desenvolver renda extra através de artesanatos, venda de roupas, itens de decoração, geleias, doces, bolos, pães, bijuterias entre outros artigos artesanais. Os produtos comercializados na feira também são divulgados pelas redes sociais com a hashtag #feiradasmanaspmw ou no perfil do Instagram @feiradasmanas.pmw, onde há também orientações e contatos para outras mulheres interessadas em participar.

Plano Estratégico de Pedro Afonso

O Plano Estratégico desenvolvido pela Prefeitura de Pedro Afonso, com o auxílio do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) e o Conselho Regional de Economia (Corecon), será lançado nesta sexta-feira, 3, às 9 horas. O objetivo do município com a ferramenta é obter avanços e melhorias na qualidade de vida dos cidadãos. A implementação do Plano teve início em agosto de 2018 e foi desenvolvido pela 1ª Relatoria da Corte de Contas, baseado em um projeto piloto da 3ª Relatoria, desenvolvido na cidade de Brejinho de Nazaré, em 2017, e que já contabiliza mudanças positivas.

Atletas da Corrida do Trabalhador já podem retirar o kit 

Foto: Edu Fortes

Inscritos na Corrida do Trabalhador têm essas quinta-feira, 2, e sexta-feira, 3, para retirar o kit atleta na unidade do Sesi, na 104 Sul, Rua SE 5,10 – Plano Diretor Sul, em frente à Praça dos Girassóis. O kit deve retirado ser entre 9 e 12 horas e 14 e 20 horas com a presença de um documento pessoal com foto (RG, carteira de motorista ou carteira de trabalho). No caso do trabalhador da indústria, deve-se apresentar, também, a carteira de trabalho para comprovação de seu enquadramento na categoria industriário.

TJTO inicia o projeto Justiça Cidadã na 2ª

O Projeto Justiça Cidadã, iniciativa da Presidência do Tribunal de Justiça do Tocantins, busca estar cada vez mais próxima da sociedade, propondo uma Justiça que atue gerando proximidade e facilidade para as pessoas, em que as ações judiciais sejam inteligíveis, rápidas e transparentes, que vá até as comunidades e ouça a voz e principais demandas do cidadão. Das 42 comarcas do Estado que serão percorridas, a comunidade da Comarca de Novo Acordo será a primeira a ser visitada, na segunda-feira, 6. O projeto vai oferecer serviços de cidadania para toda a comunidade local, e ouvir magistrados e servidores para a construção do Planejamento Estratégico do Tribunal de Justiça do Tocantins 2021-2026.

Atos de vandalismo prejudicam iluminação pública de Porto Nacional

A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria da Infraestrutura e Mobilidade Urbana, vem realizando um amplo trabalho de melhorias e ampliação da rede de iluminação pública do Município, dentro do Programa Gestão Eficiente de Iluminação Pública. As antigas lâmpadas de sódio estão sendo substituídas pelas de tecnologia Led, trazendo melhor luminosidade aliada a economia. Porém, o trabalho em alguns setores como Imperial, Padre Luso, Nacional, entre outros, vem sendo interrompido por atos de vandalismo. Desde o ano passado, cerca de 400 trocas foram realizadas, a cada kit saindo por faixa de R$ 120,00, o que torna o trabalho cada vez mais difícil.

Doação de sangue para vítimas de acidentes de trânsito

A Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), o Hemocentro de Palmas e demais parceiros promovem nesta sexta-feira, 3, um mutirão para viabilizar a doação de sangue. A ação, que acontece no estacionamento da JK, em frente à Prefeitura, marca o início das atividades do Maio Amarelo, mês da conscientização sobre a segurança no trânsito, que esse ano tem como lema ‘No trânsito, dê sentido à vida’. A campanha busca incentivar a doação de sangue para as vítimas de acidentes, além de chamar a atenção para os cuidados que precisam ser tomados por condutores de veículos, pedestres e demais indivíduos que coexistem no trânsito, a fim de garantir um tráfego mais seguro para todos.

(Com informações das assessorias)


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também