CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Prefeitura de Palmas atinge nota máxima na avaliação da capacidade de crédito da STN

A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) do Ministério da Economia divulgou na semana passada a última análise da capacidade de crédito dos entes brasileiros, feita a cada quadrimestre. No estudo, a Prefeitura de Palmas se destaca por atingir a nota máxima – A – nos três quesitos analisados. Além da Capital do Tocantins, Rio Branco (AC); Curitiba (PR); Vitória (ES) e Aracaju (SE) também conseguiu o chamado triplo A. No total, das 5.570 cidades brasileiras apenas 648 têm esta classificação.

Comparação

Em material oficial para comunicar o desempenho, a Prefeitura de Palmas destacou o avanço em relação ao final de 2017 – ano em que o Paço era gerido por Carlos Amastha (PSB) -, quando tinha apenas nota C no quesito poupança corrente. Conforme o município, as receitas atualmente estão superiores às despesas, criando uma liquidez positiva.

Alfinetada?

A Prefeitura de Palmas acrescenta que a nota é resultado das medidas para equalizar as contas, devido às dívidas da gestão anterior. O Paço cita especificamente uma redução de 70% nos valores de locação de veículos que atendem às secretarias, além de digitalização e informatização dos processos. A referência acontece justamente uma semana depois de Amastha e ex-secretários terem sido alvos de operação da Polícia Federal que investiga suposto esquema de direcionamento de licitações de locação e desvio de recursos. O pessebista nega irregularidades e chegou a falar que também reduziu os gastos com veículos.

Entenda

Os três indicadores avaliados pela STN foram: endividamento, relação entre a dívida consolidada bruta e a receita corrente líquida do exercício anterior; poupança corrente, que corresponde à relação entre despesas correntes e receitas correntes ajustadas pela média ponderada dos três exercícios anteriores e liquidez; e o indicador de liquidez, que consiste na relação entre as obrigações financeiras e a disponibilidade de caixa bruta do exercício anterior. (Com informações da Secom/Palmas)


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também