CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

GIRO PELO TOCANTINS – Seagro participa de feira internacional na Alemanha

0

A Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), por meio da diretoria de Tecnologias Sociais e Sociobiodiversidade, participa deste domingo, 11, até sábado, 17, da Feira Biofah, em Nuremberg, na Alemanha. Um dos maiores eventos do mundo terá a Seagro como representante da região Norte do Brasil. O primeiro contato será com a reunião preparatória formada por todas as comitivas, com o propósito de aproximar os parceiros alemães das ações brasileiras, dentro do tema bioeconomia. O evento conta com palestras, oficinas, visita técnica e o seminário Green Latin América” (Verde da América Latina). A diretora de Tecnologias Sociais e Sociobiodiversidade, Martha Barbosa, explica que o principal objetivo é a construção de cadeia de valores e que a participação na feira abre novos caminhos para o que já vem sendo construído no Tocantins junto às comunidades de famílias extrativistas. Entre as cadeias aprovadas para estudos estão plantas como babosa, sucupira, hortelã e o óleo da palmeira de macaúba, entre outras espécies medicinais do bioma cerrado.

Fiscalização na ponte FHC

Um grupo de atletas de Triatlo fez esta semana uma solicitação à vice-governadora Cláudia Lelis (PV) para que houvesse fiscalização no tráfego de carros e motos na ponte do Lago de Palmas. A vice-governadora encaminhou o pedido para o governador do estado Marcelo Miranda (MDB). Nessa quinta-feira, 8, o governador anunciou no evento de entregas de benefícios ao Detran que o governo irá realizar a partir de agora a segurança no local. As viaturas de trânsito, para fiscalização, ficarão na entrada da ponte nos períodos de maior movimento, enquanto os atletas realizam seus treinamentos.

Resultado das audições do Balé Popular do Tocantins

A Secretaria de Educação, Juventude e Esportes (Seduc) publicou nessa quinta-feira, 8, o resultado das audições do Balé Popular do Tocantins. Foram selecionados 86 candidatos na primeira chamada, além da lista de suplentes. A relação com os nomes dos candidatos está disponível no site da Seduc. As matrículas se iniciam nesta sexta-feira, 9, e se encerram no dia 16, das 8 horas às 11h30 e das 14 horas às 17h30. Para a matrícula ser efetivada, os aprovados devem apresentar uma foto 3X4, cópia do comprovante de endereço e do Registro Geral ou Certidão de Nascimento, na Gerência de Cultura da Seduc, na 103 Sul, Alameda LO 1, número 63, Edifício Jocelino Pinto. Para mais informações, o candidato deve ligar para o número (63) 3218 1401.

Ruas interditadas em Paraíso do Tocantins

A Prefeitura de Paraíso do Tocantins vai interditar o trânsito de veículos em algumas vias públicas da cidade durante o período de carnaval. As ruas a serem interditadas são: Amâncio de Moraes (Centro), entre as ruas 13 de Maio e Tocantins, no horário das 18 horas do dia 9 (sexta-feira), até as 4 horas do dia 12 (segunda-feira); Rua Aquiles Maciel (Setor Pouso Alegre), na altura do número 880, em frente à Praça do Estudante, nos dias 9 (sexta-feira), 10 (sábado) e 11 (domingo), das 21 às 4 horas. Após este período, a prefeitura voltará a liberar o tráfego de veículos nestas referidas localidades.

Doação de bens para entidades filantrópicas

A Justiça Federal do Tocantins lembra as entidades filantrópicas que o último prazo para a formalização de pedidos de doação de bens móveis é 26 de fevereiro. Foram destinados para alienação, na modalidade doação, 333 bens, desde equipamentos para informática a móveis para escritório. A lista completa está disponível no site www.jfto.jus.br, na seção “avisos”. Mais de 300 bens foram avaliados como “irrecuperáveis” após avaliação feita pela Comissão de Alienação da Seção Judiciária do Tocantins (SJTO). Podem participar instituições filantrópicas, reconhecidas de utilidade pública pelo governo federal, e organizações da sociedade civil de interesse público. A entidade interessada deverá protocolar ofício com o pedido de doação na sede Justiça Federal de Primeiro Grau – Seção Judiciária do Tocantins, localizada na quadra 201 norte, conjunto I, lote 2-A, Palmas (TO).

Resultado preliminar Promic 2017

Foi divulgado na quarta-feira, 7, pela Fundação Cultural de Palmas (FCP), no Diário Oficial do município, o resultado preliminar dos projetos culturais premiados do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic-2017), disponível no  link. Os projetos selecionados foram das áreas de artes populares; arte digital; artes visuais; artesanato; cidadania cultural; circo; dança; leitura, livro, literatura; museus; música; patrimônio cultural e teatro. Os candidatos terão dois dias para fazer intervenção do pedido de reconsideração do resultado preliminar, que deverá ser protocolado diretamente na sede administrativa da FCP. O Promic 2017 disponibilizou R$ 350 mil na forma de patrocínio aos projetos premiados distribuídos nos eixos: “Estímulo à produção e inovação cultural”, “Pesquisa, formação e capacitação” e “Circulação e Intercâmbio aos premiados”. Os recursos do edital provêm do Sistema Municipal de Financiamento à Cultura e do Fundo Municipal de Apoio à Cultura.

Vaga nas escolas municipais de educação

As escolas da rede municipal de Palmas estão com uma oferta maior de vagas, graças às obras de reforma e ampliações que foram entregues a comunidade na manhã de quarta-feira, 7, garante a Prefeitura de Palmas. O secretário da Educação, Danilo de Melo, fez a entrega das obras e instalação dos aparelhos de climatização das salas de aula, acompanhado da equipe técnica da educação municipal. As escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) de Palmas possuem atualmente mais de 4 mil vagas disponíveis nas unidades de norte a sul da cidade. Para o ensino fundamental, de 1º ao 9º ano, o município oferta 37 mil vagas, tendo hoje disponíveis 2.593; já os Cmeis, que atendem crianças de quatro meses a cinco anos e 11 meses, dispõem de 278 vagas.


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também