O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, participou nessa quinta-feira, 9, da cerimônia de inauguração da loja da BRK Ambiental, concessionária responsável pelo abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto. A nova unidade de atendimento ao público está localizada na Rua Sete de Setembro, no Centro da cidade.
O evento reuniu secretários, vereadores, empresários e autoridades. Durante a cerimônia, o gestor municipal reconheceu a importância das parcerias para o desenvolvimento da cidade. “Um espaço moderno, tenho certeza de que irá contribuir com a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos”, falou Wagner.
A BRK Ambiental destacou que os investimentos feitos são compatíveis com o porte da cidade. “Cada vez que venho para Araguaína percebo a força com que a Araguaína está crescendo e, por isso, não poderia ficar sem uma loja própria de atendimento”, informou o diretor presidente da BRK Ambiental Tocantins e Pará, José Mário Ribeiro.
Loja de atendimento
A nova unidade da BRK irá atender a população de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. A estrutura conta com um balcão para tirar dúvidas, atender informações e emitir senhas aos clientes, seis guichês de atendimento, um deles exclusivo e adaptado para pessoas portadoras de necessidades especiais.
No local, há ainda uma recepção com sofás de espera e televisores para exibir as senhas emitidas. Além disso, tem plataformas digitais: terminais, celulares, tablets e computadores para os clientes que preferem o autoatendimento.
Resultado da parceria
O prefeito lembrou, ainda durante a cerimônia de inauguração da nova loja, a resposta da concessionária diante dos casos em que o asfalto rompe por causa da tubulação de água e esgoto. “Hoje, temos dois fiscais só por conta da BRK, para apontar onde tem erros e a concessionária vem a cada ano melhorando os seus serviços e procurando solucionar esse problema”, contou Wagner.
Mais benefícios para a população
Além da inauguração da nova loja, o prefeito segue vistoriando uma série de obras da BRK organizadas junto à Prefeitura. Atualmente, são cinco frentes de trabalho espalhadas pela cidade que incluem a implantação da rede de coleta nos setores Nova Araguaína e Vila Azul. A meta estabelecida pelo Município é que 80% da população de Araguaína já esteja recebendo o serviço de coleta de esgoto até 2026.
Água de qualidade
A obra de substituição da rede de abastecimento de água potável realizada em todo o Centro de Araguaína também passou pela vistoria técnica. O serviço já substituiu mais de 7.600 metros de canalização e pretende melhorar o abastecimento e a qualidade da água que é fornecida para a população da região.
Com a conclusão de cada trecho, também estão sendo implantadas 30 km de calçadas de concreto, com rampas e pisos táteis que garantem a acessibilidade para pessoas que tenham algum tipo de deficiência, como cadeirantes e deficientes visuais.
ETE Lontra
Outro benefício para a comunidade é a nova ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), que está sendo construída no setor Barra da Grota e teve início em março de 2021 e já está com 70% concluída. De acordo com a BRK Ambiental, a unidade será entregue nos próximos meses e entrará em funcionamento no segundo semestre deste ano.
Após um período de seis meses da nova unidade em funcionamento, a ETE Neblina será desativada gradativamente, o que vai eliminar o problema de mau cheiro por estar em um local inadequado e não conseguir mais atender a demanda da cidade, devido ao crescimento populacional. (Da assessoria de imprensa)