Pioneira de Paraíso do Tocantins, Carolina Barbosa Rêgo, a Dona Calu, faleceu aos 89 anos nesse sábado, 6, Ela sofria de mal de alzheimer e foi encontrada sem vida pela manhã pelo filho Nilson Rêgo.
Dona Calu chegou a Paraíso em fevereiro de 1959. Foi vereadora por três mandatos e a primeira mulher a presidir a Câmara da cidade no biênio 1981-1982. Foi quadro histórico do MDB. Ela começou militando ainda no PSD, que deu origem àquele que depois viria a ser o partido símbolo da luta pela redemocratização do Brasil. (Com informações do site Surgiu)
Notas de pesar
O prefeito de Paraíso do Tocantins, Moisés Avelino, e família manifestam pesar pelo falecimento da pioneira Carolina Barbosa Rêgo. Dona Calú, como era conhecida, foi um exemplo de vida e engajamento político em prol da comunidade de nosso município.
Sendo uma das fundadoras da cidade, ao lado de seu esposo José Pereira Rêgo, Dona Calú deixa relevantes serviços prestados e seu nome marcado na história de Paraíso do Tocantins, como servidora pública, vereadora por três mandatos, inclusive sendo presidente da Câmara Municipal, importante liderança política, mãe dedicada e mulher guerreira admirada por todos.
Nosso reconhecimento e gratidão. Que Deus possa confortar a todos os familiares e amigos, dando-lhes força e serenidade neste difícil momento.
________________________
É com profunda tristeza que recebemos a informação do falecimento de Dona Calú, como era carinhosamente conhecida, Carolina Barbosa Rêgo. Para mim, Dulce Miranda, particularmente, uma perda significativa, pelo seu histórico de mulher forte, guerreira, tendo protagonizado momentos importantes na história de sua cidade, Paraíso do Tocantins e do nosso Estado.
Dona Calú foi uma das fundadoras do seu município, foi vereadora e a primeira mulher a presidir o parlamento paraisense.
Neste momento de muita consternação, estendemos nossos sentimentos aos familiares, amigos e admiradores desta, que foi muito mais que uma mãe, uma força política, mas também, uma pessoa que lutou por tudo que era bom para seu povo, para sua cidade e para o Tocantins.
Dulce Miranda e Marcelo Miranda