O governador Mauro Carlesse (DEM) anunciou no Twitter no início da tarde desta terça-feira, 24, que vai determinar a suspensão do corte de energia e água das residências por falta de pagamento em todo o território tocantinense. A decisão leva em consideração o estado de calamidade pública e de emergência na qual passa o Tocantins devido à pandemia de coronavírus, o Covid-19. O chefe do Executivo não especificou prazos.
É tempo de ajudar as pessoas
O anúncio no Twitter aconteceu em vídeo. “Vendo a dificuldade que nós estamos enfrentando, das pessoas perdendo seus empregos, das famílias com dificuldades financeiras em relação ao cumprimento de suas obrigações. Sentindo e vendo que não há outro caminho a não ser ajudar as pessoas que tanto precisam no Estado do Tocantins, neste momento estou determinando que seja suspenso todos os cortes de energia e de água. Que as empresas entendam que é tempo de ajudar as pessoas”, afirma.
Boa tarde a todos! Entendendo a dificuldade que nosso povo tocantinense passa diante dessa pandemia, determinei a suspensão no corte de água e energia por falta de pagamento. pic.twitter.com/UfC09KPbWa
— Mauro Carlesse (@maurocarlesse) March 24, 2020
Procon fala em 60 dias
Em material enviado à imprensa na tarde desta terça-feira, 24, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) do Tocantins afirma ter notificado a Energisa para que suspenda o corte de energia durante 60 dias por falta de pagamento devido ao coronavírus. “A Constituição Federal estabelece que a defesa do consumidor é dever do Estado, assim como assegurar a todos a existência digna. A recomendação é para que suspenda imediatamente os cortes, garantindo o fornecimento essencial e contínuo de energia elétrica aos consumidores.”, afirmou Walter Viana, superintendente do órgão.
BRK já suspendeu cortes
Ainda conforme o Procon do Estado, a a BRK Ambiental enviou um ofício Nesta segunda-feira, 23, comunicando que o corte de água do por falta de pagamento já está suspenso pelo prazo de 60 dias.