CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Ações do Sicredi alcançam mais de 4 mi de pessoas na semana ENEF

Ações do Sicredi alcançam mais de 4 mi de pessoas na semana ENEF
avaliar matéria

O Sicredi, instituição comprometida com o crescimento sustentável dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua, beneficiou mais de 4,4 milhões de pessoas nas cerca de 5,5 mil ações que realizou na 6ª Semana Nacional de Educação Financeira, também conhecida como Semana ENEF. O evento, que neste ano aconteceu entre 20 e 26 de maio, tem o objetivo de promover a conscientização e educação dos brasileiros em finanças pessoais.

Na edição deste ano, a instituição mais que triplicou o volume de ações em relação ao ano passado, quando realizou cerca de 1,8 mil atividades. Além disso, as iniciativas do Sicredi representaram 46% do total de ações feitas por cooperativas e 37% do total nacional durante a Semana ENEF, que é uma iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) e organizado pelo Banco Central do Brasil, com apoio de diversos agentes do setor financeiro do País, entre eles, o Sicredi.

Por meio das suas 113 cooperativas de crédito e cinco centrais regionais, o Sicredi realizou quase 4.700 ações presenciais em mais de 964 municípios, sendo 73% delas palestras e 22% oficinas, totalizando aproximadamente sete mil horas de capacitações. No ambiente virtual, foi lançado durante a Semana ENEF um espaço permanente com dicas para uma vida financeira mais saudável (www.sicredi.com.br/educacaofinanceira). A página inclui conteúdos voltados aos jovens, como histórias interativas que contam a origem do dinheiro, materiais para oficinas com grupos de crianças, livros, e-books e vídeos, além de um teste para descobrir seu perfil financeiro e compartilhar o resultado nas redes sociais.

Entre as atividades realizadas pela instituição financeira cooperativa, também estão os gibis com os personagens da Turma da Mônica lançados em parceria com a Mauricio de Sousa Produções. A série em quadrinhos traz, de forma leve e divertida, conteúdos voltados para educação financeira e é distribuída gratuitamente pela instituição em diversas agências espalhadas pelo Brasil. Os gibis também deram origem aos três vídeos animados da Turma da Mônica, lançados nesta edição da Semana ENEF, que podem ser vistos no canal oficial do Sicredi no Youtube. Cada episódio, com um minuto e meio de duração, apresentou como tema central questões como “de onde vem o dinheiro”, “orçamento familiar” e a “recompensa de quem sabe administrar os gastos”.

“Acreditamos e investimos em ações que fomentem a educação financeira e o consumo consciente. Essa é uma bandeira perene do Sicredi, mas a Semana ENEF tem um papel muito relevante ao dar visibilidade e estimular o tema. Entendemos que uma sociedade consciente financeiramente tem muito mais condições de desenvolvimento e prosperidade e é isso que fomentamos no dia a dia”, afirma Romeo Balzan, superintendente da Fundação Sicredi.


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
//www.facebook.com/PortalCT
//Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também