CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Após intervenção, Denise Rocha assume Fomento e fala em eficiência

Após intervenção, Denise Rocha assume Fomento e fala em eficiência
5 (100%) 2 votos

A Agência de Fomento do Tocantins (Fomento) tem desde sexta-feira, 8, nova presidente, a matemática Denise Rocha Domingues. A instituição volta a ter comando após intervenção do Palácio Araguaia no final do ano passado. Sob nova direção, a Fomento quer eficiência na busca de recursos.

“Nesse primeiro momento, vamos em busca de resultados. Precisamos também ter eficiência na própria Agência de Fomento e ir atrás de novos recursos em instituições com menores taxas como o BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social]. Dessa forma, estaremos alinhados à agenda do governo de crescimento, geração de renda e desenvolvimento do Tocantins”, disse Denise Rocha.

Denise Rocha Domingues ao ser empossada na Fomento (Foto: Divulgação/Secom)

O nome de Denise Rocha Domingues e de mais quatro pessoas que vão compor a diretoria da Fomento foram homologados pelo Banco Central do Brasil (Bacen) no dia 1º de fevereiro. Além da presidente, tomaram posse Cleomar Arruda Silva, Clerson Dalvani Reis, Paulo Marcelo Mendonça e Vanessa Cristina Chemet Dutra Cardoso.

Intervenção na Fomento
Em novembro do ano passado, o governo do Tocantins decidiu intervir na Fomento por meio de Decreto, afastando preventivamente Maurílio Ricardo da presidência. A argumentação do Executivo era de que o então presidente estaria dificultando a auditoria da Controladoria do Gasto Público e Transparência (CGE). Maurílio Ricardo reagiu e em nota considerou a intervenção um “ato terrorista” e negou qualquer prática irregular. Uma ação judicial foi ingressada.

Relator em substituição à desembargadora Ângela Prudente, do Tribunal de Justiça (TJTO), o juiz Gilson Coelho Valadares deferiu o pedido liminar em mandado de segurança de Maurílio Ricardo e suspendeu a eficácia do Decreto do Executivo que estabeleceu intervenção. Para o magistrado, o governador não tem poder de intervir na Fomento, apenas de sugerir ao conselho da instituição.

Após esta decisão o Executivo recorreu a assembleia de acionistas para confirmar a destituição de Maurílio Ricardo. Sendo sócio-majoritário, o governo venceu a consulta. Os minoritários – Federação de Indústrias (Fieto), Federação da Agricultura e Pecuária (Faet) e Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) – se abstiveram.

Nova presidente
Denise Rocha Domingues é formada em Matemática e possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). A nova presidente tem 56 anos, é de Ribeirão Preto (SP) e possui passagens profissionais pelo Bradesco Seguros, pelo Bradesco Prime, pela Cooperativa Sicredi (Ribeirão Preto) e pelo Banco Mercantil.

Em sua carta de apresentação, Denise se define como uma profissional com vasta experiência em treinamento e conhecimento profissional em áreas como alavancagem de resultado, expansão de mercados, vendas, representação de marca e fidelização de clientes, e business to business, atuando por mais de 34 anos em instituição financeira, o que, segundo ela, agregou além do excelente rede de relacionamentos, reconhecimento e premiações diversas pelos resultados alcançados.

Agência
A Fomento é uma instituição financeira constituída como sociedade de economia mista de capital fechado que pertence à administração indireta do governo do Tocantins, e tem como missão financiar projetos que favoreçam o desenvolvimento sustentável do Estado. Para cumprir o seu papel, o órgão oferece diversas linhas de créditos direcionadas para indústria, comércio, turismo, agronegócio, prestadores de serviços, profissionais liberais e microempreendedores individuais, além dos taxistas.

(Com informações da Secom)

 


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também