Não há como não se emocionar, há pouco falava como um amigo de longa data, seu Esperança (nome fictício), pai do amigo PHN, que é servidor publico concursado e tetraplégico. O pai nunca perdeu a esperança de ver o filho voltar a andar e a recuperar os movimentos do corpo. Um amigo que adora futebol. Este texto é para vocês e para as milhares de pessoas que aguardam ansiosos os testes da Drª Tatiana Coelho de Sampaio, que é uma professora, mestre, doutora, pós-doutora e pesquisadora brasileira e, acreditem, de uma Universidade Pública. Ela é uma cientista brasileira que dedicou mais de 25 anos em estudos e descobriu uma proteína que se chama LAMININA, pela qual pessoas tetraplégicas podem recuperar os movimentos. Ela não desistiu, persistiu e surgiu a POLILAMININA.
A POLILAMININA é uma substância desenvolvida em laboratório a partir da LAMININA. Atua como uma espécie de andaime biológico ajudando neurônios lesionados a se reconectarem na medula espinhal. Drª Tatiana percebeu que o problema não era o nervo morto, mas o “vazio” entre eles. É uma ciência aplicada, não é implante, também não é célula-tronco. É injetada na medula, e cada corpo responde de um jeito, mas nossos irmão tetraplégicos, com certeza, estão eufóricos com a descoberta.
Drª Tatiana, que é bióloga por formação, vive em um país onde um qualquer vira “mestre” com um filtro do Instagram. Ela precisou de duas décadas e meia para ensinar as células a conversarem de novo. Isso não é “conteúdo” para as redes sociais, é milagre com método científico.
Não podemos esquecer que a UFRJ, à qual ela faz parte, teve sucessivos cortes de verba entre 2015 e 2016 e cortes ainda maiores entre 2019 a 2022, por isso, o atraso em entregar a pesquisa antes. Porque há presidentes que são avessos à pesquisa e o nosso Congresso (o pior deles em todos os tempos) aprovou reduções no orçamento previsto para as universidades (Capes/CNPq) para 2026.
Posso afirmar, com toda a certeza do mundo ,através de dados e pesquisas, que:
Temer, bolsonaristas e membros do Centrão são contra a ciência. Eles querem emendas secretas, não vou nem falar do Fundão Eleitoral. Os cortes de verbas no período em que eles governaram chegaram a 73%…
Viva a Ciência, vivam os incansáveis pesquisadores. Viva quem valoriza e investe no SUS, viva a saúde pública e vivam as universidades federais!
E, por fim, pessoas como a Drª Tatiana existem aos milhares em nosso país, que fazem um trabalho sensacional, mas não atraem os olhares da grande massa, sabe porque? Porque não é dança, não é golpe, não é tigrinho, não é futilidade.
É CIÊNCIA.
Cientistas de verdade nunca são valorizados em vida, já perceberam?
AGNALDO QUINTINO
É administrador, empreendedor educacional, palestrante, gago, surdo e feliz
[email protected]















