CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Como saber o que estão falando de você ?

Como saber o que estão falando de você ?
4.8 (96%) 20 votos

Pode parecer uma preocupação banal para a maioria de nós, mas para figuras públicas: políticos, artistas, empresários ou mesmo pessoas envolvidas em questões polemicas que por alguma razão se tornem de interesse público e por isso, tenham seus nomes citados em mídias tradicionais ou em redes sociais. Para esses e outros casos existem ferramentas de monitoramento a avaliação de qualquer assunto que esteja sendo divulgado e poça ser de seu interesse, esse serviço é chamado clipping.

Esse trabalho já existe a décadas, mas com o advento da internet e logo a seguir das redes sociais, estar inteirado do que é divulgado em forma de notícia tem se tornado um desafio cada vez maior. O site de busca Google faz um trabalho espetacular é verdade, combinando palavras e pequenas frases em fórmulas matemáticas (os tão falados algoritmos), programas chamados robôs de busca leem centenas de milhares de páginas de texto em frações de segundo, produzindo resultados de busca bem abrangentes. Mesmo assim não são capazes de pegar tudo. Existem os programas de rádio e TV, nem todos estão disponíveis online e menos ainda tem seus conteúdos descritos em textos anexos para que os robôs de busca possam localiza-los.

Entram aí as empresas de clipping, elas não apenas monitoram os sites de notícia e as redes sociais, gravam também a programação de TV e rádio, algumas mantem registros completos dessas gravações que frequentemente não estão disponíveis nem nas emissoras que as produziram. Todo o material é analisado e catalogado, os clientes recebem cópia do material avaliado inclusive no tipo de abordagem: se foi positiva ou negativa, fidedigna ou falaciosa.

Memória:

Você pode ainda querer algo que saiu na mídia a alguns anos e assim os acervos dessas empresas também são úteis, pelas razões mais diversas, você pode querer a cópia de uma reportagem antiga a assim as empresas de clipping podem resolver essa questão, resgatando em seus arquivos cópias de matérias antigas.

No Tocantins a ClipperTV faz esse trabalho desde 2001, mantendo um acervo de matérias de TV, rádio e jornais impressos, aqui vai o contato da empresa caso queira resgatar alguma matéria antiga: [email protected] fones:  63-30265391 / whatsapp: 63-984021291. (Da assessoria de imprensa)


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: [email protected]

Leia também