CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Estado reduz hora extra para militares e diz que medida viabiliza serviço extraordinário

Estado reduz hora extra para militares e diz que medida viabiliza serviço extraordinário
avaliar matéria

O governo estadual editou no Diário Oficial desta quarta-feira, 20, uma Medida Provisória (MP) e um Decreto para alterar a indenização por escala extraordinária dos policiais e bombeiros militares e realizar algumas adequações. Em material enviado à imprensa, o Palácio Araguaia admite que ter reduzido o valor da hora extra, mas defendeu que a mudança viabiliza o serviço.

Redução do impacto financeiro

Conforme o governo estadual, a MP e o Decreto viabilizam a realização de horas extras por parte de policiais e bombeiros, porque antes era de difícil aplicação, visto que previam uma remuneração que praticamente inviabilizava o serviço porque causavam um impacto financeiro alto para o Estado.

Caráter indenizatório

O Estado ainda afirma que, apesar da medida ter reduzido o valor da hora extra, o pagamento deixou de ser de caráter remuneratório e passou a ser indenizatório, o que influencia positivamente no valor líquido que o policial recebe por hora trabalhada. 

Possibilidade de convênios

A nova legislação ainda abre a possibilidade de convênios e parcerias com a União, municípios, órgãos ou entidades da administração dos Poderes e com entidades privadas, objetivando a execução de atividades de preservação da ordem pública, policiamento ostensivo e ações típicas de bombeiro e de defesa civil, incluindo também o pagamento de horas extras, quando empregado na execução do objeto de convênio, pelo órgão ou entidade parceiros, cooperados ou conveniados.

Valores

O novo texto estabelece 0,59% do subsídio do cargo de soldado primeira classe, referência letra “A” como o valor da hora extra. Entretanto, em feriados e ao longo do período de 19 horas da sexta-feira até 7 horas da segunda-feira, o percentual eleva-se para 0,64%  do mesmo parâmetro. Ainda é atribuído adicional de 10% sobre os valores de referência relativamente à escala extraordinária noturna.


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: [email protected]

Leia também