CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.
governo-mobile-2

Em apelo, IBGE convoca empresas e escritórios de contabilidade a responderem pesquisas econômicas

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Tocantins faz um apelo para que empresários e escritórios de contabilidade forneçam informações necessárias para as pesquisas estruturais ainda de 2019. “Do total de 1.900 empresas selecionadas, 866 ainda não responderam o questionário, sendo que a maioria tem sede em Palmas”, revelou a supervisora de Pesquisas por Empresas do IBGE Tocantins, Ângela Brito Anes.

Pesquisa embasa ações

O IBGE reforçou que o levantamento é importante, pois retrata a realidade dos segmentos empresarial, industrial, construção civil, comércio e serviços. Com a pesquisa, é possível mensurar e embasar o planejamento econômico, as políticas públicas e os investimentos no Estado.

Dificuldades com o retorno

Ângela Brito informou que o IBGE chegou a enviar e-mail, fazer contato por telefone e até notificação pelos Correios. “Como a coleta está sendo feita por telefone algumas empresas bloqueiam o número. Tem informante que diz que vai responder e não responde. Estamos sempre cobrando, mas estamos enfrentando essas dificuldades”, ressaltou.

Sanções

De acordo com o IBGE, a empresa que deixar de fornecer as informações pode inviabilizar o fornecimento da certidão de quitação das obrigações com o IBGE. “Instituições públicas podem requerer à empresa a apresentação desta certidão, como parte da documentação necessária para participação em licitações ou ter acesso a incentivos públicos, e o IBGE só a disponibiliza para as empresas que tenham respondido as pesquisas”, disse Ângela. A empresa ainda deverá pagar multa.

Contato

O IBGE lembra que os dados da pesquisa são confidenciais e utilizados exclusivamente para fins estatísticos. As empresas e escritórios de contabilidade podem entrar em contato telefone celular: (63) 98144-0152, WhatsApp business (63) 3215-1829 ou pelo endereço eletrônico: angela.anes@ibge.gov.br.


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também