CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Governo do TO se esquiva da pressão dos comerciantes, mas defende isolamento como eficaz contra a Covid-19

Governo do TO se esquiva da pressão dos comerciantes, mas defende isolamento como eficaz contra a Covid-19
avaliar matéria

O governo do Tocantins tirou o corpo da pressão dos comerciantes para que a atividade econômica seja retomada nos municípios. Em material distribuído à imprensa, a Secretaria Estadual de Comunicação afirmou que os atos do governador Mauro Carlesse (DEM) tratara de medidas na área da saúde e no funcionamento dos serviços públicos ofertados pelo Estado, “deixando a decisão sobre o fechamento do comércio para as autoridades municipais”.

Ações do governo

Conforme a nota, o governo suspendeu as aulas, determinou a aquisição de testes rápidos para a Covid-19, reforçou o estoque de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) dos hospitais, solicitou a aquisição de cerca de 150 mil kits de alimentos para estudantes da rede estadual, reduziu a jornada dos trabalhos dos servidores públicos, suspendeu visitas a detentos e nos Parques Estaduais, dentre outros. Além disso, a Secom disse que Carlesse também implantou medidas que beneficiam empresas e cidadãos impactados pela crise, determinando a suspensão dos cortes de água e energia, prorrogando prazos de documentos e pagamento de parcelas, oferecendo linhas de crédito com carência e juros reduzidos e retificando editais.

Deixou para os municípios

A nota da Secom traz um declaração do governador de que deixou “a cargo das autoridades municipais a decisão sobre a forma como o comércio de cada cidade deveria funcionar”.

Cautela

Carlesse, no entanto, pediu “cautela no funcionamento das empresas, evitando aglomerações e seguindo as normas sanitárias”.

Tem surtido efeito

A nota lembra que as medidas adotadas pelo governo do Estado e pelas prefeituras têm surtido efeito positivo, e apresenta como prova disso o fato de apenas oito pessoas terem sido confirmadas com Covid-19 até essa quinta-feira, 26, e não haver nenhuma morte até o momento registrada no Tocantins.

Isolamento social é eficaz

O secretário estadual da Saúde, Edgar Tollini, também na nota, defendeu claramente o isolamento social: “O isolamento social é a forma mais eficaz para reduzir a onda de transmissão da doença e resguardar o sistema público de saúde. A sociedade precisa ficar alerta e seguir as recomendações, precisamos que a população aja com responsabilidade social”, pediu o secretário.


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: [email protected]

Leia também