CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Gurupi cria Comissão de Fiscalização para garantir cumprimento da prevenção à Covid-19 no comércio

Gurupi cria Comissão de Fiscalização para garantir cumprimento da prevenção à Covid-19 no comércio
avaliar matéria

Apesar de ter flexibilizado restrição e permitido a reabertura do comércio, a Prefeitura de Gurupi decidiu criar uma comissão de fiscalização para garantir o cumprimento das novas medidas de prevenção à Covid-19 pelos estabelecimentos. A grupo iniciou o trabalho nesta terça-feira, 31, pela Avenida Goiás.

Composição

A comissão de fiscalização é composta por equipes da Secretaria de Planejamento e Finanças, por meio do Departamento de Posturas;  da Agência de Trânsito e Transportes; e da Secretaria de Saúde, por meio da Coordenação de Vigilância Sanitária. A comissão disporá de aproximadamente 40 fiscais, que serão divididos em 3 equipes para cada turno de trabalho. Durante as diligências as equipes terão o apoio da Polícia Militar.

Funcionamento em consonância com decreto de emergência

Secretário de Planejamento e Finanças, Mário Cezar Lustosa, explica a decisão. “O objetivo é garantir que todas as medidas flexibilizadas estejam sendo praticadas em consonância com o decreto. O não cumprimento resultará em notificações, caso estas não sejam atendidas, as devidas penalidades serão aplicadas, como dispõe o decreto”, afirmou.

Contingência

O secretário de Planejamento e Finanças ressaltou que a flexibilização das medidas para o funcionamento do comércio só foi possível porque o município está cumprindo com todas as medidas de prevenção ao novo coronavírus, uma delas é a prática do plano de contingência divulgado nesta segunda-feira, 30. O documento pode ser conferido no site da Prefeitura de Gurupi.

Confira abaixo algumas das medidas que os estabelecimentos comerciais e afins deverão adotar:

  • Disponibilizar pia para lavagem de mãos para clientes e colaboradores, com sabão líquido e/ou álcool gel 70%, papel toalha e lixeira de pedal;
  • Supermercados e açougues deverão limitar a entrada de pessoas por vez, de acordo com o tamanho do estabelecimento: no máximo 1 consumidor por cada 10 metros quadrados; espaçamento mínimo de 2m entre os caixas; e espaçamento mínimo de 1,5m de distância entre as pessoas nas filas;
  •  Organizar as filas de modo a manter distância mínima de segurança de 1,5m entre os clientes.

 – Confira todas as instruções no Decreto.


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: [email protected]

Leia também