CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Lei das 30 horas completa 10 anos

Idealizada por Delbes Barbosa, a Lei das 30 horas completa neste sábado, (01), 10 anos desde sua sanção. “É um grande motivo para comemorar, pois é a maior conquista dos profissionais da saúde desde a fundação do Estado do Tocantins”, afirma Delbes, presidente da Associação Palmense de Farmacêuticos (ASPAFARMA).

Delbes foi o mentor do projeto quando ainda estava à frente do Sindicato dos Farmacêuticos do Tocantins (SINDIFATO). “Quero agradecer a sensibilidade e o empenho do deputado Jair Farias, como vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, por esta grande conquista dos colegas profissionais da saúde”, disse ele na ocasião.

A sanção da Lei n° 3.490 – a Lei das 30 Horas como ficou conhecida – instituiu nova jornada de trabalho para os profissionais da saúde no Tocantins. A lei foi aprovada pela Assembleia Legislativa (AL) por unanimidade, no dia 4 de julho. Com a transformação da Medida Provisória (MP) 05 do Executivo Estadual em Projeto de Lei (PL) com a sanção da Lei das 30 Horas, 18 categorias de profissionais da saúde foram beneficiadas entre farmacêuticos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, assistentes sociais, nutricionistas, biomédicos, biólogos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos, que trabalham nos hospitais públicos e hemocentros do estado.

A lei também mudou as regras para os regimes de plantões destes profissionais. Outra importante conquista foi a regulamentação da troca de plantões que anteriormente não era permitida e agora poderá ser feita, mediante definição dada pelo titular da Secretaria da Saúde. (Da assessoria de imprensa)


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também