CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Projeto na comunidade Vale da Cachoeira de Palmas está na 16ª Mostra “Brasil Aqui tem SUS”

Projeto na comunidade Vale da Cachoeira de Palmas está na 16ª Mostra “Brasil Aqui tem SUS”
5 (100%) 10 votos

O projeto “Estágio na comunidade”, voltado para ações de educação em saúde realizadas na comunidade Vale da Cachoeira, em Palmas, foi selecionado para compor a 16ª Mostra “Brasil aqui tem SUS”. A experiência é vivida por profissionais que atuam nos Centros de Saúde da comunidade das Arnes 53 e 64 (406 e 508 Norte), junto à comunidade do Vale da Cachoeira, região rural da Capital.

O evento é promovido pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e será realizado entre os dias 2 e 5 de julho, em Brasília.

De acordo com a nutricionista residente Mallu Mayara Leite, que atua no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), o projeto está entre as cinco experiências tocantinenses que foram selecionadas para a Mostra. “É uma conquista para nós enquanto residentes, profissionais de saúde, cidadãos, porque acreditamos que dando visibilidade por meio do nosso projeto, mais ações nesse sentido vão expandir para as áreas rurais, não só no Vale da Cachoeira. E a potência desse grupo, estando visível na aprovação de um trabalho a ser apresentado em âmbito nacional, vai trazer mais visibilidade e melhorias para cá”, diz ela.

O projeto
Conforme a agente de Saúde Sônia Santana Oliveira, o projeto existe há cinco anos e atende cerca de 120 famílias do Vale da Cachoeira e do Setor Leste, ambos na zona rural, e a comunidade participa ativamente das reuniões. “O grupo foi inovado com a vinda dos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família que vieram para somar. Eles fazem um trabalho maravilhoso e tanto eu quanto a comunidade só temos a agradecer pelo trabalho dessas pessoas dedicadas”, diz Sônia.

E ainda segundo ela os encontros acontecem em duas sextas-feiras de cada mês, quando são abordados temas voltados à promoção da saúde e em datas comemorativas promovem atividades lúdicas buscando o fortalecimento de vínculos entre os moradores.

  “A gente sempre procura trazer temas voltados para área da saúde, dentro das categorias de profissionais que temos no Nasf. Já abordamos temas voltados para fitoterapia, introdução alimentar, alimentação saudável, exercícios físicos, saúde bucal. Por meio do grupo, a gente já mudou condições de saúde e já estreitamos vínculos com o centro de saúde. Eu tive paciente que estava encaminhado para nutrição, que a partir do que ele aprendeu no grupo, em orientação de promoção à saúde, já conseguiu mudar os hábitos de vida sem precisar de um atendimento individualizado”, complementa Mallu.

Comunidade assistida
Conforme a presidente da Associação dos Chacareiros do Vale da Serra (Ascase), Solange Vieira, ressalta que o trabalho realizado pela equipe de saúde vem ao encontro do modo de vida escolhido pelos moradores locais. “Esse grupo especial da saúde, comandado aqui pela nossa agente Sônia, tem trazido um diferencial contribuindo de forma diferenciada para qualidade de vida, que o pessoal aqui optou, de ter uma vida mais saudável, que busca a prevenção, não só o tratamento. E esses profissionais chegaram para poder trazer essa informação para essa comunidade que é muito carente de informação. Seja na preparação de uma comida saudável, de um remédio alternativo, na necessidade do exercício físico para sua saúde, entre outras”, destaca.

Na equipe do grupo de profissionais que trabalham o projeto no Vale da Cachoeira também faz parte a odontóloga Ana Paula Milhomem, a profissional de educação física Brenda Mesquita, as fisioterapeutas Gersimeyre Coelho, Lívia Sacha Oliveira e Thaís Sales, o enfermeiro Halanderlan Santana e a farmacêutica Thaís Ventilari.

Seleção
As outras experiências tocantinense selecionadas foram Experiência de Aparecida do Rio Negro: Grupo de reeducação alimentar – Apresentadora Maria Tereza Almeida Menna Barreto; Experiência de Guaraí: Atenção odontológica na primeira infância: meu primeiro dentista – apresentadora Georgia Cristina Cecconello; Experiência de Gurupi: Campanha permanente de castração de cães e gatos: combate estratégico às zoonoses centrado nos princípios do SUS e no conceito território em saúde – Apresentador Pedro Alexandre da Silva Alencar; e a Experiência de Pedro Afonso: Projeto Vida, Humanizar é Preciso – Apresentador José Martins de França. (Da Secom Palmas)


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também