CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.
governo-mobile-2

Em meio à pandemia, número de pessoas desocupadas diminui 5,3% em outubro

O número de pessoas sem ocupação no Tocantins caiu de 91,7 mil pessoas, em setembro, para 86,8 mil, em outubro – recuo de 5,3% (4,9 mil). Os dados são referentes à Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid19 (PNAD Covid19), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa mostra que a taxa de desocupação saiu de 13,5% para 12,6%, queda de 0,9 ponto percentual.

Número de pessoas fora da força de trabalho diminui

O IBGE registrou queda de 1% do número populacional de pessoas fora da força de trabalho – pessoas em idade de trabalhar, mas que não estão procurando emprego -, que passou de aproximadamente 547 mil para 542 mil. Maior queda desde maio, início da pesquisa, quando se registrou 545 mil.

Recuperação é de 2,2%

O estudo revela a recuperação de 2,2% na ocupação no estado, que representa 601 mil trabalhadores em outubro. Em setembro esse número era de aproximadamente 588 mil. Entretanto, do primeiro total, a pesquisa estima que cerca de 33 mil estavam afastados. Para o IBGE, os indicadores mostram quedas sucessivas desde o início da pandemia.

Trabalho remoto estável

Já o total de tocantinenses que não foram afastados, mas trabalhavam remotamente se manteve praticamente estável, em outubro. Em setembro esse número era 33,7 mil (6,2%) e em outubro caiu para cerca de 33,3 mil (5,9%).


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também