CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

MPE cobra em recomendação o reabastecimento de medicamentos e testes na UPA Sul

Após a própria Secretaria de Saúde Palmas (Semus) admitir problema de abastecimento no Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região Sul, a 19ª Promotoria de Justiça da Capital cobra a correção de uma série de deficiências no atendimento, passando pelos recomposição de medicamentos e testes.

Medicamentos

A recomendação diz que os medicamentos sejam adquiridos em conformidade com a demanda local, para que não ocorra um rápido desabastecimento. A Promotoria cita que profissionais reclamam da falta de medicamentos como Ranitidina, Complexo B, Dramim, Hidralazina, medicamentos para uso em paradas cardiorrespiratórias, Dipirona, Paracetamol, entre outros.

Testes

Também estariam em falta testes rápidos para Covid-19, inviabilizando a tomada decisões imediatas pelos profissionais da saúde e levando os pacientes a serem orientados a retornarem para suas casas sem conclusão de diagnóstico. Sobre esse ponto, a Promotoria de Justiça também recomenda que os testes sejam disponibilizados de forma urgente e na quantidade adequada para a demanda local.

Internações

Por fim, a Promotoria de Justiça recomenda à Semus que seja providenciada a  pronta internação de pacientes com indicação médica para leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), pois há relatos sobre pacientes que se permanecem na UPA, inclusive sem alimentação intravenosa, enquanto precisam de leito de terapia intensiva.


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também